01/05/04

Pesquisa desenvolve sistema para o diagnóstico nutricional da soja

O Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS) é uma ferramenta de agricultura de precisão, que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  por intermédio de sua unidade de pesquisa em Londrina (PR), disponibiliza gratuitamente para os usuários de Internet. O sistema utiliza os dados da análise de folha para identificar os nutrientes que estão interferindo na produtividade da lavoura e agir para sua correção.

A análise de folha permite conhecer o estado nutricional da planta, enquanto a análise de solo indica a situação da fertilidade do solo. A associação da análise de solo, da análise de folha e do índice Dris gerado pelo programa ajuda a corrigir as deficiências da lavoura e, conseqüentemente, a aumentar sua produtividade.

O Dris Soja Paraná foi elaborado a partir de uma banco de dados de mais de 2500 amostras de plantas que apresentaram alta produtividade nas diferentes regiões produtora de soja do Paraná. Nos próximos anos o serviço será expandido para outros estados do Brasil.

O Dris levou dois anos para ser para ser desenvolvido e o custo do projeto foi de R$650 mil. O sistema deve beneficiar inicialmente cerca de 200 mil produtores de soja do Paraná que cultivam 21 milhões de hectares com produtividade média de 2850 kg/há e com valor da produção de U$18,l bilhões. Aproximadamente 75% da soja produzida no estado é exportada.

O sistema para o diagnóstico nutricional para a  soja está sendo apresentado em Brasília durante o Ciência para a Vida 2004, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Embrapa e que tem como principal objetivo aproximar o público urbano dos resultados da pesquisa agropecuária, mostrando como elas melhoram a qualidade dos alimentos e da vida da população brasileira. O evento reúne as 40 Unidades da Embrapa e parceiras, como universidades, instituições estaduais, órgãos de fomento à pesquisa, governamentais e não governamentais, organismos internacionais e empresas públicas e privadas do Brasil e do exterior. A exposição é gratuita e aberta ao público de 10 às 22 horas, de 18 a 23 de maio, em frente à sede da Embrapa, localizada no Parque Estação Biológica, no final da W3 Norte e ao lado da Ponte do Bragueto.

Mais informações: Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone: (61) 448-4113 / 448-4012 / 340-7015 E-mail: lmgobeth@sede.embrapa.br / rose.azevedo@embrapa.br  Técnicos poderão conceder entrevistas sobre o assunto no estande da Embrapa Soja durante o Ciência para a Vida 2004.  

Tema: IV Ciência para a Vida 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/