01/05/01

Berinjela "Ciça": resistência e qualidade

Originária da Índia, a berinjela vem ganhando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. Preparada à milanesa, ao forno ou recheada, seu fruto é uma grande fonte de sais minerais e de vitaminas. O consumo dessa hortaliça tem crescido a partir da divulgação de suas propriedades medicinais e curativas, como em tratamentos de controle do nível de colesterol. Atualmente constam no mercado poucas opções de híbrido de berinjela.

Desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, a cultivar Ciça é resistente à antracnose e a podridão-de-fomopsis, doenças que causam severos danos à cultura. Destacando-se entre seus concorrentes pela alta produtividade e boa apresentação dos frutos, a berinjela "Ciça" está despertando o interesse de empresas que comercializam sementes, que enxergaram nesta cultivar uma nova opção de híbrido, com excelente qualidade comercial.

O híbrido de berinjela "Ciça" apresenta plantas vigorosas, com hábito de crescimento indeterminado. O florescimento inicia-se 35-45 dias após o transplantio e a colheita 55-65 dias após o florescimento para as condições do Distrito Federal.

A "Ciça" produz frutos de formato oblongo-alongado, com 22 cm de comprimento por 8 cm de diâmetro, e coloração roxo-escuro brilhante. O híbrido, em condições favoráveis, tem produzido até 120 t de frutos por hectare em propriedades agrícolas do Distrito Federal. As folhas, de colaração verde-escura, não possuem espinhos, facilitando o manuseio durante a colheita. Além da resistência a doenças, o novo híbrido apresenta boa adaptação a variações climáticas, uniformidade do fruto e planta, e boa conservação pós-colheita

Em condições de horticultura convencional, a "Ciça" tem se mostrado mais rústica, necessitando comumente de um número menor de pulverizações, aumentando assim a sua sustentabilidade ambiental e diminuindo os custos de produção.

A Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) manterá estoques de sementes deste híbrido para venda aos interessados durante todo o ano de 2001.

Jornalista: Marina Campos Embrapa Hortaliças Telefone: (61) 385-9038 Fax: (61) 556-5744 E-mail: mcampos@cnph.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/