01/04/97

Araguaia desponta na produção nacional de abacaxi

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, estão acompanhando o desenvolvimento da cultura do abacaxi numa das mais novas e promissoras regiões produtoras da cultura no país: a região do sul do Pará, polarizada pelo município de Floresta do Araguaia. De 1989 para cá a região, que antes não plantava abacaxi, se tornou o terceiro produtor nacional, algo surpreendente, tendo em vista a produção sem adubação, sem irrigação e com poucos tratos fitossanitários, característica do local.

Apesar do potencial agrícola que possui, a região tem dificuldades para o escoamento da produção. As estimativas apontam hoje mais de 6 mil hectares plantados de abacaxi. Pelos dados do IBGE, a produção saltou dos 5,6 milhões de frutos em 92 para 81,5 milhões no ano passado. "Para 97 estamos prevendo mais uma quebra no recorde de produção com cerca de 143 milhões de frutos", comemora o prefeito de Floresta, Francisco José Barbosa.

Na avaliação dos pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura "considerando o nível tecnológico relativamente baixo dos produtores, o desenvolvimento das plantas e o tamanho médio dos frutos estão em condições excelentes". O grupo ainda fez palestras sobre manejo, adubação e nutrição, fitossanidade, controle de plantas daninhas, indução floral, colheita e pós-colheita na cultura do abacaxi.

O diretor técnico da Secretaria de Agricultura do Pará, Francisco Victer propôs a criação de um Núcleo de Pesquisa, uma vez que a região não possui escritórios de extensão rural e, tão pouco, de pesquisa. O núcleo, seria composto por técnicos da Emater-PA, acompanhados por pesquisadores da Embrapa. As prioridades seriam promover a melhoria do manejo da cultura; desenvolver estudos para aumentar a resistência ao transporte para longas distâncias e estudar a causa do aparecimento de uma mancha "chocolate", que provoca o escurecimento interno das polpas nos períodos próximos à colheita ou na pós-colheita.

Um dos aspectos mais favoráveis do cultivo de abacaxi na região do Araguaia tem sido o período de concentração da safra que acontece entre os meses de fevereiro e junho, exatamente no espaço da entressafra nacional, quando o preço da fruta alcança patamares mais lucrativos.

Mais informações: Jornalista Dalmo Oliveira: MTb 0598/BA Telefone: (075) 721 2120 Fax: (075) 721 1118 Email: dalmo@cnpmf.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Tropicais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/