Busca de Notícias Busca de Notícias

17/08/12 |   Florestas e silvicultura

Dia de Campo na TV - Integração lavoura-pecuária-floresta (iLFP)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Breno Lobato

Breno Lobato - Animais em pastagem recuperada por sistema iLFP.

Animais em pastagem recuperada por sistema iLFP.

Este programa foi ao ar no dia 17 de agosto de 2012.

Em parceria com instituições de pesquisa, universidades e setor produtivo, a Embrapa investe na pesquisa de sistemas sustentáveis, que diversifiquem a produção e gerem renda para o produtor. Entre esses sistemas, estão os de integração Lavoura-Pecuária (iLP) e de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), que começam a ser adotados por pequenos, médios e grandes produtores nos diferentes biomas brasileiros.

A iLPF é uma estratégia que busca a produção sustentável integrando atividades agrícolas, pecuárias e florestais na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado. O sistema busca efeitos sinérgicos entre seus componentes, contemplando a adequação ambiental, a valorização dos seres humanos e a viabilidade econômica.

Com diferentes arranjos, os sistemas iLPF surgem como alternativa para recuperar pastagens a um custo relativamente baixo, amortizado pelo retorno financeiro das fases agrícolas, proporcionando maior giro financeiro à propriedade rural e vendas escalonadas. A pastagem recuperada suporta maiores cargas animais por hectare, devido à boa qualidade da forrageira resultante do melhor manejo da área. O sistema também permite a recuperação de nascentes, matas ciliares e áreas de reserva legal por meio de reflorestamento, custeado em parte pelos ganhos com a lavoura. A exploração econômica do solo é possível durante todo o ano, favorecendo o aumento na oferta de grãos, de carne e de leite a um custo mais baixo, devido ao sinergismo criado entre lavoura e pastagem, além de qualidade ambiental.

A adoção da tecnologia integra as metas do Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Programa ABC), lançado em 2010 pelo Governo Federal e que tem o objetivo de incentivar os produtores a praticarem uma agricultura sustentável, ou seja, que garanta a segurança alimentar do país sem agredir o meio ambiente. O Programa ABC é resultado dos compromissos voluntários assumidos pelo Brasil na COP-15, realizada em Copenhague (Dinamarca), e que prevêem a redução das emissões de gases de efeito estufa projetadas para 2020. Com relação à iLPF, a iniciativa pretende financiar a implantação do sistema em quatro milhões de hectares entre 2010 e 2020, o que poderia evitar a emissão de 18 a 22 milhões de toneladas de CO2 equivalentes.

O programa vai mostrar a experiência da Fazenda Santa Brígida, em Ipameri/GO. A propriedade é uma das mais de 100 Unidades de Referência Tecnológica da Embrapa para a pesquisa sobre o sistema iLPF no Brasil. Tradicionalmente pecuarista e com problema de degradação das pastagens, a propriedade começou a adotar sistemas integrados de produção a partir de 2006 e hoje colhe os benefícios da otimização do uso da terra.

O Dia de Campo na TV sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta foi produzido pela Embrapa Cerrados (Planaltina/DF) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Saiba como sintonizar.

No site www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Breno Lobato (9417 MTb/MG)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448 4807

Maria Luiza Brochado (DRT/DF 763 0574-V)
Embrapa Informação Tecnológica

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448 4807

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Acesse todas as notícias da Embrapa