Como usar este site?

Esta página apresenta contribuições da Embrapa e Parceiros em Pesquisa e Desenvolvimento relacionadas a recuperação ambiental. Nela são apresentadas as seguintes seções:

Entenda a Lei 12.651/2012 – apresenta uma breve explicação sobre a legislação atual e seus avanços.

Módulos Fiscais – permite a consulta ao valor do módulo fiscal do município e apresenta conceitos e informações relacionadas à legislação.

O que recuperar? - seções específicas com a legislação relativa às Áreas de Preservação Permanente, Áreas de Reserva Legal e Áreas de Uso Restrito com infográficos e alternativas para uso e preservação destas áreas.

Estratégias para recuperação – são apresentadas as principais alternativas de recuperação ambiental, com conceitos, resultados esperados, possíveis riscos, monitoramento e imagens relacionadas.

Experiências e Boas Práticas – são apresentadas experiências com resultados de pesquisa e boas práticas agropecuárias recomendadas na recuperação de áreas de preservação permanente, áreas de reserva legal e áreas de uso restrito nos biomas brasileiros contendo, entre outras informações, aonde o modelo foi testado, a descrição passo a passo de sua implantação e a avaliação dos resultados.

Espécies para Plantio – são apresentadas espécies nativas recomendadas para o bioma Cerrado, conforme a formação vegetal e a fitofisionomia. São informações sobre plantio, uso econômico, área de ocorrência, imagens e referências bibliográficas sobre as espécies. Para os demais biomas, as espécies recomendadas serão agregadas posteriormente para disponibilização na página.

Mudas e Sementes – são apresentados os principais dados (nome, telefone, endereço, estado e município) dos viveiros e produtores de mudas do Estado de Minas Gerais. São apresentadas outras informações relevantes como espécies comercializadas, áreas de coleta de sementes e cultivar/jardim clonal, georreferenciadas em mapa. A fonte de todas as informações é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Soluções Tecnológicas – são apresentadas as soluções tecnológicas da Embrapa relacionadas à recuperação ambiental. Atualmente estão disponíveis para a sociedade soluções como treinamentos, softwares, cultivares, práticas/processos agropecuários, dentre outros.

Projetos de Pesquisa – são apresentados os projetos da Embrapa, em execução, com aderência ao tema.

Publicações – as publicações da Embrapa associadas à recuperação ambiental são disponibilizadas para download.

Perguntas e Respostas – contém perguntas e respostas mais frequentes.

Glossário – traz a definição de termos técnicos.

Multimídia – apresenta programas de rádio e vídeos relacionados à recuperação ambiental.