Voltar

Esclarecimento sobre notícias falsas divulgadas via internet envolvendo a cultivar de tomate BRS Zamir

A Embrapa esclarece que verificou a existência de notícias falsas e de postagens veiculadas nas redes sociais que vinculam a marca Embrapa e uma de suas tecnologias - o tomate BRS Zamir - ao suplemento à base de licopeno intitulado Prostazil. O uso fraudulento da marca e da tecnologia protegida é configurado pela ausência de qualquer vínculo contratual da Embrapa com qualquer empresa para desenvolvimento ou comercialização de um suposto suplemento alimentar e que promete, entre outras coisas, a redução da inflamação na próstata e a prevenção do câncer de próstata.

A cultivar de tomate BRS Zamir é um híbrido desenvolvido pela Embrapa, cujo destaque é seu elevado teor de licopeno, uma substância antioxidante que combate os radicais livres no organismo, mas a Empresa não tem nenhuma pesquisa que corrobore o que é prometido pelo suplemento anunciado.

A postagem que circula nas redes sociais direciona para um link que apresenta uma matéria fictícia (fake news) do portal G1, valendo-se inclusive da mesma identidade visual daquele site de notícias. A matéria falsa utiliza, na primeira página, a imagem do pesquisador que desenvolveu o BRS Zamir, bem como o nome e a logomarca da Embrapa Hortaliças.

Pelos motivos acima expostos, a Embrapa reitera que não possui nenhum vínculo com a citada empresa de suplementos, que o conteúdo divulgado não foi autorizado por nenhuma de suas áreas, e que está tomando as providências legais e cabíveis para que seu nome, sua marca e a imagem do seu pesquisador sejam removidas da postagem e do link divulgado.