Voltar

Esclarecimento sobre o potencial do xisto betuminoso para a produção de fertilizantes no Brasil

A Embrapa vem esclarecer o setor do agronegócio e a sociedade brasileira que o xisto betuminoso (XB) e os produtos e resíduos derivados de seu processamento industrial, como insumo agropecuário para a nutrição de plantas, não têm potencial para substituir fertilizantes importados, especialmente fósforo (P) e potássio (K), uma vez que ele não contém esses elementos em sua composição. Portanto, não há a possibilidade de resolver a dependência externa de fontes de nitrogênio, fósforo e potássio (NPK), nutrientes indispensáveis da agricultura, mesmo que o Brasil explore todo o xisto betuminoso do País.

O uso mais comum do XB é como matéria-prima para a indústria de gás e petróleo. Seu uso agrícola foi estudado pela Embrapa e ficou comprovado que ele tem potencial para ser um insumo regional, corretivo de acidez de solo e fornecedor de cálcio, magnésio e enxofre e alguns micronutrientes. O XB e rochas associadas podem ser matérias-primas para agrominerais regionais fornecedores dos elementos supracitados, além de apresentar potencial condicionador de solo da matéria orgânica humificada e argilominerais expansíveis e de correção do solo que também ocorrem nessa matéria-prima. 

O Xisto Betuminoso é considerado matéria-prima para as cadeias emergentes do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), tal como remineralizadores, organominerais, bioinsumos e outros. Portanto, não é verídica a informação de que o PNF foi influenciado negativamente ao preconizar o XB, uma vez que, para essa aplicação específica, ele é de fato benéfico. Ressalte-se ainda que a Petrobras participou da construção do PNF e, em nenhum momento, indicou o xisto betuminoso como potencial solução para as cadeias de fertilizantes NPK. Por fim, registrou-se que o uso do gás de xisto para a produção de fertilizantes, sobretudo nitrogênio, não é viável econômica e ambientalmente, segundo estudos da própria Petrobras.

A Embrapa espera ter dirimido as principais questões a respeito do tema e reafirma sua missão e seu compromisso de beneficiar a sociedade brasileira.