Voltar

Tema: Matéria da revista Exame publicada no dia 24/05/18

A Embrapa está em pleno momento de ajustes em sua estrutura e em seu modelo de pesquisa. As mudanças são provocadas por oportunidades que a Empresa identificou para atuar em um contexto de restrições orçamentárias e mudanças rápidas com transformações em diversos campos do conhecimento. A Embrapa faz todas essas mudanças e, ao mesmo tempo, aprofunda sua decisão de permanecer relevante na entrega de soluções para a sociedade brasileira.  

Toda a mobilização de gestão corporativa gerou interesse da imprensa, que tem buscado informações sobre o assunto e, muitas vezes, ouve empregados e outras fontes preocupadas com o impacto das mudanças.

Reportagem da revista Exame desse dia 24 de maio apresenta um quadro parcial e incompleto. Surpreende, por exemplo, para quem conhece a agricultura brasileira, a informação de que a Embrapa estaria na entressafra. Ao contrário, a Embrapa fortaleceu sua atenção a setores estratégicos que pouco interessavam às empresas privadas, como o mercado de sementes de forrageiras (essencial para o salto da pecuária nacional), os sistemas integrados (como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, que hoje pode levar a uma nova revolução da agricultura brasileira), variedades de frutas e hortaliças, inteligência territorial estratégica, apoio ao Código Florestal, zoneamento agrícola de risco climático etc.

A Embrapa não deixou, por exemplo, de desenvolver material genético competitivo e de qualidade para o mercado das grandes commodities nesse período. Nos últimos 10 anos, por exemplo, foram lançadas 74 novas cultivares de soja (transgênicas ou convencionais), 9 de milho e 14 de algodão.

Ainda assim, com informações incompletas, o conteúdo é revelador dos desafios que a Empresa tomou a iniciativa de enfrentar. Mostra um processo permanente de restrições orçamentárias para o conjunto das instituições públicas, mudanças no perfil da agricultura e maior participação da iniciativa privada.

A imprensa cumpre seu papel de investigar, contextualizar e criticar. Todas as reportagens abordando as transformações na Empresa são examinadas atentamente e servem de subsídio para reflexões e, inclusive, ajustes nos processos. Entendemos que elas fazem parte do controle de qualidade exercido pelos cidadãos sobre as empresas públicas.

Até o momento, textos abordando as transformações mais recentes da Embrapa demonstram que estamos no caminho correto ao investir em reestruturação e mudanças para adaptação aos novos tempos e desafios e seguir entregando soluções para a agricultura e para a sociedade brasileira.