Voltar

Tema: número de empregados da Embrapa

Tendo em vista informações veiculadas pela imprensa a respeito de suposta expansão recente do quadro de empregados da Embrapa, informamos que a visão ampla e contextual dos dados não confirma esta tese. O número atual de 9.767 empregados autorizados para o seu quadro efetivo, inclusive, está em patamar inferior ao de 1990, quando era de 11.097 empregados (março).

Depois de sucessivas reduções, no período 2008-2011 o Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa promoveu uma recuperação parcial desse quadro, por efeito da ampliação de desafios e com o surgimento de novas Unidades Descentralizadas. O chamado PAC Embrapa proporcionou melhorias na infraestrutura das Unidades de pesquisa, com ampliação da atuação da Empresa, no âmbito nacional e internacional, na gestão institucional e na programação de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação. O PAC permitiu uma recuperação do número de empregados autorizados no quadro efetivo, passando de 8.632 empregados em 2007 para 9.843 empregados em 2009.

Considerando apenas os últimos anos, houve uma nova redução. No período 2009-2015 o quadro autorizado passou de 9.843 para 9.767 empregados.

 A Empresa opera em todo o Brasil com 46 Unidades de Pesquisa e Serviços. Ela desenvolve, ainda, programas de cooperação científica (Labex) na América do Norte, na Europa e na Ásia, além de cooperação técnica na África e América do Sul.