Crédito Rural

Crédito rural define-se como os recursos financeiros destinados ao financiamento de despesas normais dos ciclos produtivos da agropecuária, investimento em bens e serviços, além de despesas nas atividades de comercialização e industrialização da produção. Disponibilizado por entidades de crédito públicas e privadas, pode ser utilizado por produtores rurais, cooperativas e empresas relacionadas ao ramo agropecuário e tem por objetivo principal contribuir com a política de desenvolvimento da produção rural do País.

Dados

Os dados de crédito rural no Brasil são disponibilizados pelo Banco Central do Brasil a partir da Matriz de Dados do Crédito Rural. As operações de crédito são segmentadas em duas atividades principais: Agrícola, quando relacionado ao plantio de culturas perenes e temporárias; e Pecuária, quando associado à criação de bovinos, caprinos, aves e outros animais. Além da divisão por atividade, cada operação de crédito está associada a uma das finalidades1: Custeio, Investimento e Comercialização.

Em recente pesquisa realizada pela CNA (Confederação Nacional da Agricultura), verificou-se que a principal demanda do produtor rural brasileiro é o crédito. Tamanha importância do tema, faz com que o financiamento da produção rural seja tratado como assunto de Estado em diversos países do mundo assumindo, muitas vezes, a função de subsídio agrícola com juros abaixo dos valores de mercado.

Nessa seção apresentam-se as informações agregadas de crédito rural no Matopiba em painéis interativos que permitem a elaboração de múltiplas consultas sobre o tema. O primeiro painel, exibido abaixo, apresenta a distribuição dos Valores Nominais em Reais (R$) de crédito rural destinados à região no período de 2013 a 2018. 

Selecione abaixo a atividade de interesse (Agrícola ou Pecuária). Para cada seleção, o gráfico representa os totais consolidados do volume das operações de crédito em cada uma das finalidades e de acordo com cada unidade federativa.

Atividade:

Dados de Atividade


Neste painel, a altura de cada cor indicativa de um estado é proporcional aos valores totais de crédito rural destinados aos municípios desses estados e que estão na área de abrangência do Matopiba. Associada à essa visão agregada da série histórica por unidade federativa, o painel abaixo mostra a visão territorial dos valores de crédito nos municípios que compõem o Matopiba. Já a tabela exibida ao lado apresenta os valores absolutos de crédito captados por cada um destes município. Selecione abaixo a finalidade e o ano de interesse.


Finalidade:

A finalidade de se refere ao crédito destinado ao atendimento das despesas normais do ciclo produtivo de lavouras periódicas, da entressafra de lavouras permanentes ou da extração de produtos vegetais espontâneos ou cultivados, além da exploração pecuária como a aquisição de animais para recria e engorda.

Ano:

Dados Territoriais da Atividade com a Finalidade de - Ano


A abordagem territorial do crédito rural é fundamental no sentido de avaliação da política de financiamento da produção agropecuária no Brasil. Tais valores devem ser avaliados segundo o tipo, porte e características intrínsecas de cada atividade agropecuária desenvolvida no território, subsidiando assim a avaliação global das políticas agrícolas e permitindo identificar potencialidades e gargalos, além de contribuir ativamente nos processos de planejamento futuro de desenvolvimento das atividades agropecuárias do Matopiba. Em vista disto, todos dados aqui exibidos estão disponíveis para download em diferentes formatos ao selecionar o botão "Baixar" disposto no canto inferior direito dos painéis.


1 Até o ano de 2016, a finalidade custeio, além de caracterizar os recursos financeiros utilizados para cobrir despesas normais dos ciclos produtivos das atividades agrícola e pecuária, contemplava a parcela de crédito rural destinada para fins de industrialização da produção agropecuária. A partir do Decreto nº 8.769, de 11 de maio de 2016, ao alterar o art. 11 do Decreto nº 58.380, de 1966, a finalidade de industrialização passou a ser uma categoria independente. Os dados de crédito para finalidade industrialização foram contabilizados apenas a partir do ano de 2018 e, por esse motivo, não foram objeto de análise esse estudo.