Notícias

05/01/10 |   Comunicação

Embrapa Hortaliças faz balanço de avanços e conquistas de 2009

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Revitalização, melhoria contínua, debate de idéias, transparência, conquistas, renovação e reestruturação. Para o pesquisador e chefe da Embrapa Hortaliças, Celso Moretti, esses termos podem ser vistos como a mais perfeita tradução do que representou o ano de 2009 para a Unidade e seus empregados. Ao fazer um balanço do período, o pesquisador comemorou as conquistas em todos os níveis, ao começar pela contratação de novos pesquisadores nas áreas de Segurança e Rastreabilidade, Agrometeorologia e Genética, e Melhoramento de Plantas, além dos contratados para o restante dos setores, que agregaram valor às atividades desenvolvidas. "Esse 'sangue novo' veio se juntar a uma equipe de talentos, onde a experiência e a juventude têm sido as principais variáveis de uma equação de sucesso", destacou. 
 
Os produtos lançados durante o ano fizeram parte da retrospectiva, como o pepino "BRS Curumim", a cenoura "BRS Planalto", a pimenta "BRS Moema", as caixas Embrapa e o transportador de embalagens. "Essa marca não era atingida em muitos anos, e o lançamento desses cinco novos produtos fizeram a diferença", avaliou Moretti, que ressaltou também a importância das parcerias para o atingimento desses resultados. "O manejo de irrigação que possibilita uma economia entre 15 e 30% em diferentes sistemas de produção, o desenvolvimento de compostos orgânicos enriquecidos, a melhoria do processo de compostagem acelerada de resíduos e a avaliação de hortaliças em sistema de cultivo orgânico, entre outros, mereceram ótima pontuação no quesito de tecnologias de relevante apelo ambiental, desenvolvidas através de um trabalho conjunto com outras instituições", discorreu o pesquisador.
 
Uma iniciativa pioneira da Unidade, o Sistema de Gestão de Projetos (SISGP), foi apontada por ele como exemplo de competência e inovação. Segundo o chefe da Unidade, o SISGP possibilitou uma maior clareza e informação acerca da programação de Pesquisa e Desenvolvimento, permitindo o acompanhamento/planejamento de novas ações na Unidade.
 
A maior interação entre as chefias e os empregados, pautada através de reuniões sistemáticas, foi outra das questões ressaltadas. "Essas reuniões tiveram como foco o melhor entendimento dos diversos processos administrativos por um lado, e por outro nas principais tendências e rumos da área de P&D e de Transferência de Tecnologia, e descortinaram novos horizontes e oportunidades de atuação da Unidade".
 
As ações de Transferência de Tecnologia, em consonância com os trabalhos de pesquisa, foram ampliadas em 2009, na opinião do pesquisador. Como exemplos, ele cita os sete cursos realizados em todas as regiões brasileiras, dentro do Programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), quando mais de 200 técnicos da Extensão Rural foram capacitados nas modernas técnicas de produção de hortaliças.
 
Conhecimentos que ultrapassaram também as fronteiras do Brasil, haja vista os projetos desenvolvidos no Haiti e em Países Africanos, como Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Senegal. Moretti lembra que a América Latina também entrou no roteiro dos pesquisadores da Embrapa Hortaliças. "Equador, Bolívia e Venezuela receberam missões da nossa Unidade, que ainda recebeu técnicos de diversos países do continente em mais uma edição do Curso Internacional de Produção Sustentável de Hortaliças, o TCTP". A comunicação, interna e externa, mereceram destaque especial do pesquisador, que ressaltou o incremento do setor com uma maior produção de material para o site e o retorno "mais atraente e amigável" da intranet. 
 
Ainda na área de comunicação, o "Papo com uma Chefia" foi outro tema do balanço. De acordo com o Moretti, o encontro que acontece uma vez por mês foi criado com o objetivo de dar mais transparência à gestão da Unidade, e aumentar o acesso dos empregados às decisões que afetam o seu cotidiano. 
 
As discussões sobre as mudanças climáticas não foram esquecidas. No contexto da produção de hortaliças, A Unidade promoveu em novembro último o workshop sobre os efeitos dessas mudanças, e o papel das pesquisas para minimizar as consequências do aumento da temperatura. Ações institucionais como o Programa de Elevação de Escolaridade e a Ginástica Laboral fizeram parte da lista de realizações, onde foram incluídas, "com louvor", as obras de revitalização da Unidade. "Com recursos do Programa de Fortalecimento da Embrapa (PAC Embrapa), quatro importantes obras estão em andamento: a reforma e ampliação dos galpões do Setor de Campos Experimentais, as reformas do sistema de esgoto do prédio dos laboratórios, do auditório E do prédio antigo da administração", discorre Moretti, para quem 2010 promete ser melhor ainda. "Novas melhorias na infraestrutura da Unidade estão previstas, assim como a criação de novos instrumentos que trarão, em seu bojo, uma otimização da gestão e da qualidade de vida de toda a comunidade da Embrapa Hortaliças", acena Moretti.
 

Anelise Macedo (2.749/DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9105

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/