Notícias

28/04/23 |   Comunicação  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Periódico de pesquisa científica da FAPDF contempla projetos de pesquisadores da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Três projetos desenvolvidos por pesquisadores da Embrapa Hortaliças figuram no primeiro volume do periódico anual Diálogo Científico FAPDF, lançado no dia 22 de abril último pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito federal (FAPDF):
“Estudo compreensivo da begomovirose em tomateiro para a elaboração de um programa de manejo integrado de pragas”, coordenado pela pesquisadora Alice Nagata; “Ações de pesquisa, transferência de tecnologias e inovação no manejo do nematoide-das-galhas no DF”, desenvolvido pelo pesquisador Jadir Pinheiro; e “Desenvolvimento e validação de sistema de produção semi-hidropônico de morangos em sacarias verticais (bags) para o Distrito Federal”, assinado pelo pesquisador Marcos Braga.

Esses trabalhos fazem parte da lista de 50 projetos desenvolvidos em diversas áreas, e incorporados no periódico de pesquisas com o objetivo de "democratizar a ciência facilitando o seu acesso à população para que o conhecimento não fique retido apenas nas universidades e comunidades científicas". Ver no Diálogo Científico FAPDF.

BEGOMOVÍRUS

Em linhas gerais, o projeto desenvolvido pela pesquisadora da área de virologia teve como objetivo identificar os principais fatores associados à ocorrência de viroses em tomateiro e definir as medidas de manejo a serem executadas para minimizar os seus prejuízos, acentuados pela inexistência de produtos com capacidade de controle de viroses.

Com duração de quatro anos, a pesquisa envolveu levantamento nas áreas de produção do Distrito Federal, e que apontou não apenas a ocorrência de viroses conhecidas, como também a presença de novos vírus que podem tornar-se importantes para a cultura. Esses resultados, de acordo com o documento, apontam para importância das medidas de controle de viroses, a exemplo de escolha da área e época de cultivo, o uso de cultivares com resistência (quando disponíveis), o controle de insetos vetores, a eliminação de plantas infectadas e a destruição de restos culturais. 

NEMATOIDE-DAS-GALHAS

Também relacionado ao controle de vetores que ameaçam a produção de hortaliças, o projeto do pesquisador Jadir Pinheiro trata diretamente do nematoide-das-galhas Meloidogyne-enterolobii. A espécie foi detectada em importante polo de produção no Distrito Federal, causando danos severos em cultivos de pimentão.

Nesse cenário, o projeto envolveu diversos testes para identificar possíveis plantas resistentes a essa espécie de nematoide-das-galhas, ações de transferência de tecnologia que incluíram capacitações entre produtores rurais, técnicos e extensionistas, elaboração de publicações técnicas e boletins e artigos técnico-científicos. 

Os resultados alcançados permitiram identificar fontes de resistência genética em programa de melhoramento e desenvolvimento de porta-enxertos resistentes, que irão viabilizar a ampliação de áreas de plantio, assim como disponibilizar materiais para rotação de culturas, minimizando os problemas com nematoides enfrentados pelos produtores.

MORANGOS

O projeto executado com recursos da FAPDF teve como principal desafio identificar soluções tecnológicas para atuarem contra fatores limitantes da produção de morango no DF – custo elevado de produção de mudas, de mão-de-obra, necessidade de controle químico periódico, gastos com irrigação e grandes aplicações de fertilizantes.

Conforme demonstrou os experimentos, o cultivo em ambiente protegido (estufas) que, quando bem conduzido, resulta em maiores produtividades, também representa uma alternativa para a produção durante o ano inteiro, com bom retorno econômico-financeiro. 

No mesmo contexto, a tecnologia do uso do sistema de cultivo de morango na vertical tem demonstrado sua eficácia: além de uma economia de mais de 50% da água e dos adubos, o uso de solução nutritiva possibilitou uma melhor combinação entre os substratos do cultivo, no caso 100% de casca de arroz carbonizada, resultando em aumento de produtividade de 3Kg a mais por planta.

VER MAIS

Acesse a publicação completa em https://www.fap.df.gov.br/dialogo-cientifico-fapdf-periodico-de-pesquisa-cientifica/

Anelise Macedo (MTB)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/