Áreas de pesquisa

Em alinhamento aos objetivos do Programa, de implementar e reforçar pesquisas estratégicas de interesse comum e identificar tendências com potenciais benefícios para o agronegócio, a Diretoria Executiva da Embrapa define, com base em consultas internas e debates, temas na fronteira do conhecimento que devem ser iniciados ou reforçados na sua programação de pesquisa via Labex. Este tema então é conduzido pelo pesquisador durante seu tempo no exterior e deve ser continuado no País em seu retorno à Embrapa, impactando projetos da Empresa no longo prazo.

Inteligência Estratégica 2015-2018

Inteligência Estratégica 2015-2018

Geraldo Bueno Martha Júnior
Coordenador do Programa Embrapa-Labex USA

Como Coordenador, em adição ao tripé (1) prospecção de determinantes e tendências tecnológicas, (2) articulação e promoção do engajamento de equipes da Embrapa e dos EUA em apoio às estratégias de PD&I da empresa, e (3) fomento à cooperação científica em projetos de pesquisa de interesse comum entre grupos de excelência dos dois países, desenhou e implementa uma quarta vertente, com foco no fortalecimento das ligações entre ciência e política.

Como pesquisador na área de modelagem bio-econômica, tem gerado resultados que abrangem: (a) a contribuição dos fatores de produção (e.g. área e produtividade) no crescimento da produção em atividades agropecuárias selecionadas no Brasil e nos EUA e seus efeitos poupa-terra; (b) o desenho e implementação de uma ferramenta-piloto que permite acessar a contribuição de choques tecnológicos e de políticas sobre os custos de oportunidade e competitividade na agropecuária brasileira; e (c) a ampliação do entendimento dos limites de crescimento da agropecuária brasileira e seus potenciais impactos sobre a economia nacional e sobre o comércio internacional por meio de modelos aplicados de equilíbrio geral. Com essas ações espera-se ampliar o embasamento sobre o efeito de uma agricultura baseada em ciência, e de políticas em apoio à tomada de decisão.

Melhoramento Genético Preventivo 2016-2018

Melhoramento Genético Preventivo 2016-2018

Márcio Elias Ferreira

Atua no melhoramento genético preventivo para obtenção de plantas resistentes a organismos quarentenários de alto risco para a agricultura brasileira. Seu trabalho visa desenvolver estoques genéticos de importantes espécies vegetais com resistência genética a patógenos e pragas que ainda não foram introduzidos no Brasil e que possuem potencial de causar graves danos econômicos à nossa agricultura. Os experimentos na Embrapa Labex-USA são focados no estudo da interação genética entre o feijoeiro e Pseudomonas syringae pv. phaseolicola. Esta bactéria causa o crestamento aureolado do feijoeiro, uma doença devastadora em vários países do mundo, felizmente ainda ausente no Brasil. Como a pesquisa lida com um patógeno quarentenário de alto risco, a colaboração com uma instituição de pesquisa internacional através do Programa Labex é estratégica e necessária. O trabalho é desenvolvido em parceria com o Soybean Genomic Improvement Laboratory, USDA-ARS, EUA.

Recursos Genéticos Animais 2013-2017

Recursos Genéticos Animais 2013-2017

Samuel Rezende Paiva

A Pesquisa e Desenvolvimento em Recursos Genéticos (RG) tem sido uma das principais linhas de ação da Embrapa nos últimos 44 anos. De forma similar, o Serviço de Pesquisa Agropecuária (Agriculture Research Service - ARS), principal agência de pesquisa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e análogo em missão e ações à Embrapa, possui um centro de pesquisa (National Laboratory for Genetic Resources Preservation – NLGRP) cuja excelência é preservar RG para garantir a segurança alimentar daquele país, entre outros usos. Desde 2006, existe um pesquisador da Embrapa específico na área de RG na equipe do Labex-EUA. Foram realizadas, de 2013 a 2016, inúmeras ações de pesquisa e colaboração entre Embrapa, ARS e Universidades americanas com objetivo principal de aprimorar alguns aspectos técnicos e organizacionais do Sistema da Embrapa de Conservação de RG. As principais áreas abordadas com inúmeros resultados foram: (A) sistemas de informação; (B) caracterização genética; (C) técnicas de criopreservação; (D) otimização do intercâmbio de germoplasma vegetal entre Brasil e EUA. 

Citrus Huanglongbing 2012-2016

Citrus Huanglongbing 2012-2016

Eduardo Chumbinho de Andrade

O Huanglongbing (HLB) do citros é a maior ameaça à sobrevivência da citricultura no Brasil e Estados Unidos. Diante da importância do agronegócio da cadeia citrícola e da complexidade da doença, a Embrapa e o ARS estrategicamente buscaram ampliar suas capacidades de pesquisa no tema por meio de seu instrumento de cooperação científica, resultando no estabelecimento do Labex-EUA-Citros HLB. As pesquisas conduzidas buscaram estratégias para restringir a disseminação do HLB por meio do controle do inseto vetor, o psilídeo dos citros Diaphorina citri. Informações genômicas do psilídeo foram utilizadas para desenvolver um método de controle baseado na tecnologia de RNA interferente (RNAi). O trabalho ainda buscou identificar abordagens químicas e nanotecnológicas para aumentar a absorção e sobrevivência das moléculas de dsRNAs na planta e inseto. O avanço científico alcançado no âmbito desta cooperação científica traduziu-se na geração de ativos biotecnológicos, na melhor compreensão sobre o comportamento e efeitos de moléculas de dsRNA na planta e no ambiente, e na identificação de composto químico capaz de aumentar a absorção foliar de moléculas de dsRNA. O fomento à expansão de pesquisas no Brasil para o uso de RNAi para controle de pragas foi outra importante contribuição do LABEX-USA Citros HLB.

Gestão de P&D em Recursos Naturais 2012-2014

Gestão de P&D em Recursos Naturais 2012-2014

Carlos Eduardo Lazarini da Fonseca
Coordenador do Programa Embrapa-Labex USA

Nesse período, além das áreas prioritárias do Labex, outras frentes como Recursos Naturais, Mudanças Climáticas, Agroenergia e Aquicultura foram prioritariamente articuladas para pesquisas colaborativas. Destacam-se: (I) Colaborações em recursos hídricos com o Laboratório de Hidrologia e de Sensoriamento Remoto em Beltsville em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril, que possibilitaram avanços na implementação de um modelo de base física para monitoramento da seca e do uso da água via satélites geoestacionários; (II) Em mudanças climáticas, a colaboração com GRACENet (Redução de gases de efeito estufa por meio da rede de melhoria do carbono agrícola) relacionada à adaptação do modelo CQESTR de solos envolvendo a Embrapa Meio Norte e Embrapa Instrumentação; (III) Em agroenergia, pesquisas sobre combustíveis derivados da pirólise com o “Sustainable Biofuels & Co-Products Research Unit, ERRC Eastern Regional Research Center”, uso da tecnologia Talens para a engenharia genética de precisão com o “Plant Gene Expression Center”, uso de Ressonância Magnética Nuclear para estudos de composição da parede celular de plantas com o  “Western Regional Research Center”, bem como pesquisas para produção de biomassa para biocombustíveis de aviação com ARS e Boing; (IV) Em aquicultura, colaborações foram articuladas e implementadas nas área de reprodução com o “National Cool and Coldwater Aquicultura Center” visando melhoria na baixa reprodução em sistemas intensivos e na área de saúde animal no desenvolvimento de vacinas atenuadas para peixes.

Biotecnologia – Tolerância ao calor 2011

Biotecnologia – Tolerância ao calor 2011

Alexandre Lima Nepomuceno

Em uma primeira proposta de trabalho o grupo de pesquisa do pesquisador Alexandre Nepomuceno conduziu trabalhos junto ao PGEC do ARS/USDA em Albany, CA. O time montado foi composto por dois estudantes de doutorado (Juliana Marcolino Gomes e Thiago Nakayama), dois de pós-doutorado (Renata Fuganti Pagliarini e Fabiana Rodrigues) e três pesquisadores da Embrapa (Alexandre Nepomuceno, Hugo Molinari e Newton Carneiro). Em parceria com o grupo do Dr. Frank Harmon conduziram durante 2 anos em Albany, CA, pesquisas em soja (e milho) onde objetivaram compreender como o déficit hídrico altera o controle circadiano em plantas e como estas alterações modificam as respostas de defesa contra este estresse. Entre outras atividades conduzidas e que ocorreram com apoio do LABEX Biotecnologia Vegetal estão: a) Experimentos de qPCR e RNAseq em milho feitos no PGEC com o mesmo foco dos experimentos feitos em soja. Além dos importantes resultados obtidos e do fortalecimento dessa parceria com a USDA/ARS ao possibilitar outras ações em conjunto, também foram publicados 18 artigos científicos em revistas de renome, dois capítulos de livro e duas notas técnicas.

Parasitologia - Sanidade Animal 2011-2014

Parasitologia - Sanidade Animal 2011-2014

Magda Vieira Benavides

A verminose ovina é o maior problema sanitário dos pequenos ruminantes produzidos em regiões tropicais e sub-tropicais. Instituições como a Embrapa, USDA-ARS, CSIRO-Armidale e ILRI-Nairobi, uniram esforços para gerar uma nova alternativa de controle da verminose. Utilizando rebanho experimental do ILRI-Nairobi e técnicas como GWAS ("estudos de associação genética-ampla") e uso de banco de dados de expressão de genes e de genoma ovino e bovino, foi obtido um painel de marcadores genéticos associados com a característica de resistência de ovinos frente a infecções por Haemonchus contortus, o parasito mais patogênico das áreas tropicais. Atualmente estes marcadores estão sendo validados em rebanho naturalizado na Embrapa Pecuária Sudeste. A depender dos resultados, este painel de marcadores poderá ser utilizado em rebanhos comerciais para fins de melhoramento genético. Os resultados práticos da seleção por marcadores estão relacionados tanto a uma maior frequência de animais mais resistentes às infecções por parasitos gastrintestinais nos rebanhos como a uma redução efetiva do número de parasitos infectantes no campo.

Mudanças Climáticas Globais Dinâmica do Carbono no Solo 2009-2011

Mudanças Climáticas Globais Dinâmica do Carbono no Solo 2009-2011

Ladislau Martin Neto
Coordenador do Programa Embrapa-Labex USA

As principais contribuições do Programa, neste período, foram:

Manejo Florestal: introdução da tecnologia LIDAR (baseada no uso de luz e laser) no Brasil para o monitoramento e avaliações em três dimensões da Floresta Amazônica, com o FS.

Sanidade animal: pesquisas inéditas sobre o vírus influenza H1N1, em conjunto com o USDA/ARS e que incluiu laudo com recomendação sobre possibilidade de continuar o consumo de carne suína, durante o surto global de H1N1; e o desenvolvimento da vacina anti-carrapato para bovinos pelo ARS-Kerrville/Texas com a Embrapa Gado de Corte, cujos testes indicaram eficiência superior a 85% em rebanhos. Além disso, iniciou-se a pesquisa sobre o uso de genômica em infecções parasitárias em ovinos.

Estabelecimento do Labex EUA Invertido, com a ida de pesquisadores do USDA/ARS e FS para atuarem na Embrapa, com os temas de nanotecnologia, Mudanças Climáticas e Florestas.

Envolvimento de um grupo de pesquisadores na área de preservação e melhoramento genético animal e vegetal, na questão de segurança alimentar, na USDA/ARS-Fort Collins.

Mudanças Climáticas: Estabelecimento de cooperação com a rede de Pesquisa GRACEnet “Greenhouse gases Reduction and Agricultural Carbon Enhacement network”, referência mundial em pesquisa em mudanças climáticas do USDA/ARS, e avanços nas pesquisas sobre mecanismos de sequestro e estabilização de carbono no solo.

Outras pesquisas incorporadas: Biotecnologia de Plantas (aumento de resistência de plantas a períodos de seca) e Biodiversidade-Novos Produtos e Compostos Bioativos.

Recursos genéticos: transferência de 542 acessos da “core colection” de arroz da Embrapa para a USDA/ARS. A USDA/ARS em uma década enviou mais de 58 mil acessos para o Brasil.

Visita pela primeira vez do então Presidente do ARS, Edward Knipling, ao Brasil e à Embrapa com assinatura do novo convênio de cooperação para o Labex EUA.

Recursos Genéticos 2009-2013

Recursos Genéticos 2009-2013

Alfredo Augusto Cunha Alves

As principais áreas de pesquisa em Recursos Genéticos, lideradas pelo Dr. Alfredo Alves, estão relacionadas aos "Procedimentos biotecnológicos para a preservação e avaliação a longo prazo da diversidade de recursos genéticos das plantas", onde estudos sobre técnicas de micropropagação in vitro e de criopreservação são o principal foco.

Estudos sobre métodos, de ponta, sobre criopreservação da mandioca mostram uma clara dependência dos genótipos tanto entre e dentro das espécies de Manihot. A validação desta metodologia, com menores custos e uma grande quantidade de espécies de Manihot, pode ser rotineiramente utilizada em um futuro próximo por instituições com grandes coleções, como a Embrapa, CIAT e IITA. Outro resultado importante é o estabelecimento e expansão da coleção Manihot em NGCRP/ARS usando tecnologia in vitro. Estudos preliminares sobre a multiplicação in vitro de acessos de cana-de-açúcar livres de vírus da NPGS, mostraram uma possibilidade real de atender a longa demanda da Embrapa para acessos de cana-de-açúcar da USDA/ARS. Uma posição específica de pesquisa associada ao Labex foi aprovada para iniciar os estudos sobre a criopreservação das pontas de cano da cana-de-açúcar, bem como para iniciar a transferência do primeiro lote de acessos. Os resultados das respostas fisiológicas ao aumento das emissões de CO2, seca e nitrogênio indicam que a mandioca aumentará a acumulação de biomassa em resposta ao aumento da concentração atmosférica de CO2 e que o aumento do fornecimento de carbono pode minimizar o efeito negativo de NH4+, temperatura e estresse hídrico fotossíntese, eficiência de uso da água e acumulação de matéria seca. O Labex também promoveu a avaliação da interface GRIN-Global na comunidade de curadores da Embrapa.

 

Manejo de Pesquisas Florestais 2008-2011

Manejo de Pesquisas Florestais 2008-2011

Marcus Vinicios Neves D’Oliveira

As atividades desenvolvidas no programa tiveram dois focos: a construção de um programa de cooperação internacional de longo prazo e o desenvolvimento de pesquisa em áreas estratégicas.

As principais ações executadas durante o período foram:

  • Projeto “Rede de Manejo Florestal da Amazônia” (Rede MFA) para conectar instituições de ensino e pesquisa, empresas florestais, comunidades e órgãos governamentais de gestão de meio-ambiente, para garantir o manejo sustentável das florestas na região;
  • Projeto de Combustão de Biomassa (INPE, Universidade de Washington e Embrapa) – Estudo da Regeneração Natural e Sucessão Secundária em áreas Manejadas com Fogo na Amazônia Ocidental, com o objetivo de congregar uma equipe multidisciplinar para investigar parâmetros relativos à combustão de biomassa em queimadas e suas emissões;
  • Utilização do LIDAR (Light Detection And Ranging) para o planejamento e monitoramento de florestas na Amazônia por meio do projeto “LIDAR for forest planning and monitoring in the Antimary State Forest Western Amazon”, aprovado no Internacional Programs, por meio Forest Service (FS/USDA);
  • Integração das ações de Programa com as do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), que também possui programas de cooperação com o FS. Nesta integração, foram realizadas ações conjuntas nas áreas de Gestão de Florestas Públicas, Inventário Florestal Nacional e Treinamentos.
Bioenergia 2008-2010

Bioenergia 2008-2010

Cesar Heraclides Behling Miranda

Lotado na Grain, Forage & Bioenergy Research Unit (GFBRU/ARS), desenvolveu pesquisas na área de agroenergia, em 11 temas prioritários, que foram: biomassa; qualidade da biomassa; sistemas de produção; novas fontes de biomassa; agronomia; caracterização da biomassa; processos tecnológicos; química e enzimologia; co-produtos e resíduos; máquinas e equipamentos; meio-ambiente.

No período, foram aprovados dois projetos de pesquisa em parceria entre a Embrapa, USDA/ARS e Universidades Brasileiras:

  • “Produção de biocombustíveis a partir de ilhas flutuantes de biomassa em planícies de inundação do Brasil: estudo de caso no Pantanal” que buscou avaliar a logística e a eficiência prática e teórica da produção de biocombustíveis;
  • “Fontes alternativas de biomassa para a produção sustentável de etanol a partir de materiais lignocelulósicos” que buscou identificar espécies vegetais para produção de biomassa para biocombustíveis de segunda geração.
  • Os dois principais resultados de pesquisa foram o levantamento da primeira aproximação de equações de predição de leituras de NIRS para biomassa de gramíneas tropicais e a determinação da quantidade de nitrogênio obtido via fixação biológica por genótipos de Styloshantes guyanensis e S. Capitata, leguminosas de significativa expressão para as condições tropicais, que podem ser excelentes alternativas tanto para a sustentabilidade de sistemas agrícolas como para uso como fonte de biomassa para bionergia.
Virologia – Sanidade Animal 2008-2010

Virologia – Sanidade Animal 2008-2010

Janice Reis Ciacci Zanella

Janice Reis Ciacci Zanella atuou como pesquisadora no Programa Embrapa-Labex USA Sanidade Animal (SA) junto ao NADC/ARS/USDA, o maior centro de referência em SA do mundo (2008-2010). Além de pesquisas para o controle e erradicação de doenças (realizou 18 projetos, 12 deles no NADC), também atuou na coordenação por curto período, em prospecção de oportunidades de intercâmbio entre pesquisadores da Embrapa e do ARS (mais de 15 parcerias no período e o NADC continua recebendo alunos e pesquisadores da SA da Embrapa), financiar projetos no Brasil (R$1,5 milhões), publicar e organizar workshops. O USDA reconheceu o esforço da equipe na pesquisa em influenza através de prêmios e recursos de 10 milhões de dólares. A vacina de influenza utilizada em suínos no mundo foi desenvolvida e testada por essa equipe. Como pesquisadora desse Programa, Zanella deu continuidade a esse trabalho, orientando (três alunas de mestrado) e aprovando projetos no Brasil. Esse trabalho embasou o Portfolio de Sanidade Animal, sendo nomeada Presidente no período de 2012 a 2015.

Proteção de Plantas 2007-2009

Proteção de Plantas 2007-2009

Felix Humberto França - aposentado
Coordenador do Programa Embrapa-Labex USA

 

Durante a sua gestão como Coordenador do Programa Embrapa-Labex USA, França realizou articulações com instituições norte americanas, fomentou a proximidade entre pesquisadores da Embrapa e da USDA-ARS, apoiando os pesquisadores lotados nesse programa. Durante susa gestão cumpriu as metas estabelecidas pelo Programa AGROFUTURO com o Labex USA com a aprovação de 21 projetos de pesquisa junto a agências financiadoras no Brasil e EUA nas áreas de bioinseticidas e outras técnicas de combate à pragas, novos usos de produtos e agregação de valor, mudança climática global e melhoramento genético.

Boa parte das metas do Programa foram alcançadas em parceria com o Labex Europa, particularmente o caso de HLB/Greening, durante a gestão de Luis Fernando Vieira. Com estas iniciativas, a Embrapa iniciou uma plataforma de pesquisa contemplando este complexo HLB/Vetor/Planta em citros, que se inseriu em uma rede nacional que envolveu o IAC-Centro de Citricultura, Fundecitrus e ESALQ/USP e centros internacionais, como o CIRAD, ARS, Universidade da Florida e que poderá ainda acomodar países do Cone-Sul.

Nanotecnologia 2005-2007

Nanotecnologia 2005-2007

Luiz Henrique Capparelli Mattoso

O objetivo do Programa Embrapa-Labex foi explorar as oportunidades de colaboração entre a USDA/ARS e a Embrapa e estabelecer vínculos de cooperação inicial para explorar aplicações de nanociências e nanotecnologias e possivelmente outras áreas que contribuam para o desenvolvimento de agronegócio.

Os objetivos do Labex sobre nanotecnologia foram alcançados com sucesso. Novas oportunidades de colaboração entre o Serviço de Pesquisa Agrícola USDA/ARS e Embrapa foram prospectadas e várias ligações de cooperação entre essas instituições foram estabelecidas para explorar aplicações de nanociências e nanotecnologias que podem dar um importante contributo para o agronegócio, no desenvolvimento de novos usos para agro- produtos baseados, novos bioprodutos, plásticos biodegradáveis, filmes comestíveis, hidrogéis para liberação controlada e novos materiais para sensores de sabor e aroma. Além disso, foi criada uma rede de pesquisa nos centros Embrapa, USDA/ARS e Embrapa, bem como em outros institutos de pesquisa e universidades, com a aprovação de vários projetos de pesquisa e o estabelecimento de um laboratório de nanotecnologia na Embrapa.

Recursos Genéticos 2005-2008

Recursos Genéticos 2005-2008

Luciano Lourenço Nass

Nestes três anos o programa teve como objetivo: ampliar o intercâmbio de germoplasma entre o Brasil e os EUA; acompanhar e estabelecer parcerias em linhas de pesquisa estratégicas e inovadoras; fomentar a interação entre pesquisadores da Embrapa e do ARS; avaliar e estabelecer interação na área de documentação e gestão da informação em recursos genéticos; e avaliar criticamente os programas de recursos genéticos e os sistemas de curadoria de germoplasma em ambas as instituições.

O principal projeto de pesquisa teve como objetivo estudar e caracterizar o comportamento dos lipídeos em sementes de milho armazenadas em diferentes temperaturas, incluindo condições de criopreservação, que se iniciou neste período e se estendeu por alguns anos com o grupo de pesquisa de Fort Collins.

No período foram estabelecidos acordos de cooperação com: Colorado State University, University of Wisconsin – Madison, University of California – Davis, University of Mississippi – Oxford e INIFAP – México.

Foram publicados 10 artigos, um livro editado, seis capítulos em livros entre outras. O coordenador participou de inúmeros congressos, conferências, visitas técnicas entre outras atividades.

Destaca-se a introdução de 50.000 novos acessos de germoplasma de diferentes espécies no Brasil, em especial a introdução coleções completas de arroz e de soja.

Sanidade Animal – Segurança Alimentar 2005-2007

Sanidade Animal – Segurança Alimentar 2005-2007

José Renaldi Feitosa Brito - aposentado

O pesquisador atuou no Programa Embrapa-Labex USA, realizando o projeto: “Identificação de patógenos nas cadeias de lácteos e carne suína”, contando com a participação das Unidades da Embrapa: Agroindústria Tropical, Caprinos e Ovinos, Gado de Leite, Suínos e Aves e USDA-ARS/ERRC (Eastern Regional Research Center). Além disso, colaborou na articulação de outros projetos entre a Embrapa e a USDA-ARS/ERRC e com a Universidade de Wageningen, como também participou em outros projetos de pesquisa.

A recuperação e a caracterização de patógenos responsáveis por doenças transmitidas por alimentos, e a identificação das fontes de contaminação ao longo da cadeia produtiva, foram dois dos objetivos alcançados nesse programa em segurança de alimentos. A pesquisa conduzida em colaboração com os parceiros dos ERRC fez um impacto significativo na qualidade/segurança de produtos lácteos para os consumidores e pode contribuir para manter produtores na atividade.

Melhoramento Vegetal e Biotecnologia 2004-2007

Melhoramento Vegetal e Biotecnologia 2004-2007

Pedro Antônio Arraes Pereira
Coordenador do Programa Embrapa-Labex USA

Durante o período, 13 projetos foram submetidos ao Sistema Embrapa de Gestão, 19 projetos foram aprovados com fundos externos de agências do Brasil ou EUA com o envolvimento direto desse Programa. Foram produzidas 125 publicações, 41 resumos, 3 capítulos de livros e 36 documentos. Além disso, foram intermediadas 60 viagens de pesquisadores do ARS para unidades da Embrapa no Brasil e vice-versa. Um grande esforço foi feito pelos membros do Labex para disseminar os resultados da pesquisa e o modo de operação do Labex. Nesse período, foram hospedados 15 pós-docs com apoio de agências brasileiras ou com suporte da ARS incluindo as seguintes áreas: Segurança Alimentar, Recursos Genéticos de Nanotecnologia e Biologia Avançada.

Os objetivos sobre nanotecnologia foram alcançados com sucesso. Novas oportunidades de colaboração entre as Partes foram prospectadas e vários vínculos de cooperação entre essas instituições foram estabelecidos para explorar aplicações de nanociências e nanotecnologias, no desenvolvimento de novos usos para produtos com base agrícola, bioprodutos, plásticos biodegradáveis, filmes comestíveis, hidrogéis para liberação controlada e novos materiais para sensores de sabor e aroma.

Novos Usos para Produtos Agrícolas 2002-2004

Novos Usos para Produtos Agrícolas 2002-2004

Mercedes Concórdia Carrão Panizzi

Principais contribuições: Prospecções em biocombustíveis – articulação com Laboratório de Combustíveis e Materiais (LMC) da Universidade de Brasília (UNB) e NCAUR, organização do simpósio sobre Biodiesel, com a participação de cientistas dos Estados Unidos, Europa, Japão e Brasil na IV International Soybean Processing and Utilization Conference (ISPUC-IV), em Foz do Iguaçu, em 2004; em biotinta para impressão gráfica - envolvimento do LMC/UNB e condução projeto MP3 sobre soyink; em sunscreen - produto à base de óleo de soja biodegradável para uso em cosméticos, articulação com o Boticário; em plásticos biodegradáveis, filmes, adesivos, e compósitos - prospecção realizada para o CNPDIA, com a visita de pesquisadores do NCAUR aquela unidade e do CNPDIA ao USDA; em alimentos funcionais - cursos sobre metodologias de análise para determinação e purificação de isoflavonas e saponinas, realizados na Embrapa Agroindústria de Alimentos e Embrapa Soja, proposta de cooperação com o programa Functional Foods for Health da Universidade de Illinois, colaboração na organização do workshop sobre redução dos riscos de doenças crônicas e o consumo de produtos de soja, promovido pela USP e ANVISA. Palestras ministradas em diversos eventos e publicações dos resultados de pesquisa sobre variabilidade genética e ambiental de cultivares de soja sobre composição de ácidos graxos, tocoferóis, saponinas, isoflavonas, aminoácidos e subunidades das frações proteicas.

Mudanças Climáticas Globais Dinâmica do Carbono no Solo 2002-2004

Mudanças Climáticas Globais Dinâmica do Carbono no Solo 2002-2004

Helvecio De Polli - aposentado

Implementação do projeto: "Movimento de carbono no solo afetado pela gestão do solo e melhoria do trabalho de pesquisa, relacionados à mudança climática global". A pesquisa foi principalmente no USDA/ARS/BARC West, Environmental Quality Laboratory e South Farm, Beltsville, MD. A análise relativa aos estudos de traçadores de 137Cs foi desenvolvida no Laboratório de Hidrologia e Sensoriamento Remoto (BARC West) - Jerry Ritchie e a análise de espectroscopia de reflexão difusa média e infravermelho para medição de carbono do solo foram realizadas em Laboratório de estrume e subprodutos de animais (BARC East) - James Reeves.

Realizações:

Brasil

  • Produção composta de cama profunda de suínos, para carne de porco orgânica.
  • Instalações modulares de produção multi-pecuária para produção de aves ou suínos.
  • Avaliação de microorganismos brasileiros para tratamento melhorado de resíduos animais.

USA

  • O uso de sistemas de tratamento de resíduos de suínos de alta tecnologia que removem sólidos, nitrogênio, fósforo e patógenos.
  • Tratamento de resíduos de suínos em um contínuo de zonas húmidas construídas, fluxo terrestre e tampões ripícolas.
  • O uso de faixas tampão ripícolas e nas zonas húmidas para a prevenção da poluição fonte não específica de aplicações de resíduos animais.
Manejo Integrado de Pragas e Doenças 2002-2004

Manejo Integrado de Pragas e Doenças 2002-2004

Antônio Ricardo Panizzi

Principais contribuições: realização de um minicurso intensivo sobre “Sistema de Alerta para o Manejo Integrado de Pragas”, ministrado por especialistas da Universidade de Oregon, na Embrapa Soja, em Londrina, PR. Deslocamento de um acervo de 30.000 documentos sobre insetos da soja, por doação da Universidade de Illinois, atualmente alocado na Embrapa Soja em Londrina. Viabilização de pós-doutoramento de colega da Embrapa Trigo no USDA em Wooster, Ohio, sobre nematóides entomopatogênicos. Viabilização de assessoria de colegas da Embrapa sobre bioinseticidas para países africanos (colaboração tripartite). Divulgação dos programas em Manejo Integrado de Pragas realizados no Brasil em diversos fóruns dentro dos EUA. Viabilização de estudantes com bolsa de estudos brasileiras para desenvolver programa de doutorado no USDA em Beltsville. Divulgação dos resultados de pesquisa realizados pelo Labex nos congressos da Sociedade Americana de Entomologia (ESA). Estabelecimentos de redes de pesquisa sobre vírus entomopatogênicos, e desenvolvimento de dietas artificiais para a criação de insetos, com pesquisadores do USDA de Columbia, Missouri e Peoria, Illinois. Realização de pesquisa pioneira sobre oviposição de percevejos em substratos artificiais tratados quimicamente com extratos vegetais. Editoração e publicação do newsletter do Labex, no USDA em Peoria, chamado “Antenagem”.

Modelagem de Sistemas de Produção Animal 2001-2004

Modelagem de Sistemas de Produção Animal 2001-2004

Airdem Gonçalves de Assis - aposentado
Coordenador do Programa Embrapa-Labex USA

Como Segundo Coordenador do Programa Embrapa-Labex USA a sua atuação com a equipe de pesquisadores contribuiu para a consolidação da cooperação além da fronteira do USDA-ARS. Nestas atividades foram conduzidas ações nos seguintes temas: manejo de dejetos animais e microbacias. qualidade e segurança de alimentos de origem animal; rastreabilidade e monitoramento sanitário de rebanhos; encefalopatia espongiforme bovina (EEB); genômica animal; hidrologia e sensoriamento remoto; manejo integrado de pragas; culturas alternativas; recursos forrageiros; conservação de germoplasma; manipulação de embriões bovinos; agricultura orgânica; uso potencial de zeólitas na agricultura; manejo e qualidade da água; nutrição humana e entomologia médica. Além do desenvolvimento do projeto: “Teste de um modelo de simulação de produção de leite e carne sob condições brasileiras” em parceria com o pesquisador da USDA-ARS, Clarence A. Rotz, lotado no campus da Universidade Estadual da Pensilvânia (Penn State).

Sanidade Animal – Controle Integrado de Doenças Animais 1998-2002

Sanidade Animal – Controle Integrado de Doenças Animais 1998-2002

Terezinha Padilha - aposentada

A pesquisadora visou concentrar seus esforços na identificação de animais com características genéticas de resistência e suscetibilidade a doenças, permitindo o foco em mecanismos capazes de reduzir o consumo de compostos químicos. Destacam-se como resultado do trabalho conjunto: identificação de regiões cromossômicas associados à resistência a doenças; construção de ferramenta de estudo capaz de identificar genes associados à resposta imune em bovinos; inserção de equipes de pesquisa da Embrapa e instituições parceiras no consórcio internacional para construção do mapa físico do genoma bovino e inclusão de novos genes da raça Gir nos bancos de genes internacionais. Além disso, a pesquisadora realizou articulações nas áreas de encefalopatia espongiforme (doença da vaca louca), febre aftosa, resistência antimicrobiana, higiene e rastreabilidade dos produtos derivados animais, junto ao Codex Alimentarius, Organização Mundial de Saúde, Organização Mundial da Saúde Animal, Comunidade Econômica Européia, Agência de Alimentos e Medicamentos dos USA e USDA.

Manejo Integrado de Pragas 1998-2001

Manejo Integrado de Pragas 1998-2001

Miguel Borges

Além de sua atuação no projeto “Manejo Integrado de Pragas e Doenças de Plantas” visando uma agricultura sustentável, ou seja, uma proposta que examinasse processos, fluxos e interações entre os organismos com base em novos conhecimentos, empregando novos métodos de estudo, monitoramento e avaliação de novas técnicas, Miguel Borges também realizou ações de articulação com as Unidades Descentralizadas da Embrapa: Soja, Meio Ambiente, Hortaliças, Arroz e Feijão, Agroindústria Tropical, Meio-Norte, Instrumentação, Clima Temperado, Agropecuária Oeste, Semi-Árido, Cerrados, Recursos Genéticos e Biotecnologia; assim como, com parceiros norte-americanos como a: Michigan State University, University of California – Davis, Ohio University e USDA/ARS. A sua atuação nesse Programa fomentou artigos em conjunto com pesquisadores da Embrapa e com parceiros norte-americanos, bem como organizou visitas técnicas e congressos visando fortalecer a parceria entre as instituições parceiras.

Direitos de Propriedade Intelectual 1998-2000

Direitos de Propriedade Intelectual 1998-2000

Maria José Sampaio

Em 1996, o Brasil iniciou a implementação das leis de propriedade intelectual, em alinhamento com a adesão ao Acordo Trips. Como a estratégia de trabalho do Labex sempre incluiu a busca do "novo e estratégico" e sua rápida incorporação na programação da Embrapa, foi decidido que um dos seus primeiros temas incluiria treinamento e aprendizado no campo da propriedade intelectual (PI), seu manejo institucional e sua conexão com o negócio em parcerias público-privadas. 

A Universidade de Cornell foi identificada como parceira, pois já estava colocando em prática o gerenciamento de seu portifólio de PI, na forma de contratos de negócios com start-ups ou grandes empresas envolvendo PI como ferramenta nas parcerias público-privadas. Adicionalmente, houve também profícua  interação com o Escritório de PI do ARS, no qual  a negociação de cultivares protegidas com as grandes empresas de semente estava em fase de implementação, já se antevendo a chegada das sementes transgênicas ao mercado internacional ligado ao setor agrícola.

O conhecimento proporcionado pelo programa Labex, resultou em grande impacto nas atividades da Embrapa no âmbito das políticas globais, enquanto se exercitou posteriormente participar das delegações brasileiras presentes nos fóruns globais que tem impacto direto na agricultura.

Agricultura de Precisão 1998-2001

Agricultura de Precisão 1998-2001

Ariovaldo Luchiari Junior

Ariovaldo Luchiari Junior integrou a primeira equipe do Labex, de 1998-2002, lotado no USDA-ARS-SWCRU, em Lincoln, Nebraska, EUA, atuando em Agricultura de Precisão. Suas atividades de pesquisas concentraram-se no estabelecimento de zonas homogêneas para o manejo de nutrientes e no desenvolvimento de sensores de reflectância ativos para o manejo em tempo real de nitrogênio. A estratégia de aproveitar a inversão das estações dos hemisférios norte e sul, permitiu a realização de dois ciclos de pesquisa por ano, um no Brasil e outro nos Estados Unidos. Quanto à articulação institucional entre a Embrapa e o USDA-ARS, participou da elaboração e condução conjunta de projetos de P&D e da formação da Rede de Agricultura de Precisão da Embrapa. Atuou na formulação do Programa Nacional de Pesquisa do USDA-ARS Integrated Agricultural Systems e da Nebraska Agricultural Technologies Association.  Promoveu o intercâmbio de pesquisadores brasileiros e americanos, em atividades de P&D e de formação profissional.

Manejo dos Recursos do Solo 1998-2001

Manejo dos Recursos do Solo 1998-2001

Silvio Crestana
Coordenador do Programa Embrapa-Labex USA

Como primeiro Coordenador do Programa Embrapa-Labex USA, Crestana realizou importantes articulações para dar início às atividades dessa importante parceria.

Em relação aos programas de pesquisa cooperativa atualmente em discussão, destacam-se:

  • O Programa envolvendo a NASA-LBA, INPE, Embrapa e USDA-ARS no campo de gestão de recursos naturais, na região amazônica brasileira;
  • No campo de Genomas de animais;
  • Em Agricultura Sustentável;
  • O Programa Internacional de Genomas de Insetos envolvendo a França, os EUA e o Brasil;
  • O programa para receber a missão da aeronave da NASA no Brasil em 2001;
  • O programa com a NASA para estabelecer, no Brasil, estações de coleta de dados, calibração e validação de satélites: Advanced Microwave Sanning Radiometer a ser lançado pela NASA para monitorar o ciclo da água na superfície da Terra;
  • O Programa de Gestão de Dejetos de Suínos e Aves na região de Concordia/SC/Brasil.

No campo da Agricultura de Precisão e Gestão de Solo e Água, foram realizados experimentos em ambos os países, desenvolvendo e usando sensores de condução de eletricidade do solo, detectando tensões de nitrogênio, fósforo e água, incluindo a aplicação de Funções de Pedotransferência na base do solo brasileiro, para prever as propriedades da água.