Porto de Itacoatiara

Localizado à margem esquerda do Rio Negro distante, 13 km da confluência com o rio Solimões, o Porto de Manaus constitui a principal porta de entrada para o Estado do Amazonas. Tem uma área total de 94,5 mil m² incluindo o flutuante de 16,8 mil m².

No fim do século XIX, a explosão da borracha impulsionava cada vez mais o fluxo comercial e trazia grandes lucros para o Estado. Toda essa intensa atividade necessitava de um ponto equipado com a melhor infraestrutura e tecnologia disponível na época para dar suporte ao escoamento do látex, extraído na região que tinha como destino os grandes centros comerciais do mundo. A estrutura existente no local necessitava de uma ampliação que desse suporte para atracação de navios de grande calado. Em 1899 foi aberta a concorrência para a construção do novo porto, mas as obras só começaram em 1902 sendo concluídas por volta de 1919.

A Companhia de Docas do Maranhão - CODOMAR é uma empresa de economia mista sediada em São Luís-MA e é a administradora do porto. Além do terminal de passageiros, o porto público conta com 9 armazéns e um pátio de containers, o movimento de cargas também conta com 18 terminais privados: TUP Cimento Vencemos, Porto Chibatão, TUP Ibepar Manaus, Terminal Aquaviário de Solimões – Coari, Terminal Aquaviário de Manaus, Super Terminais Comercio e Indústria Ltda., TUP Ocrim, Terminal Graneleiro Hermasa, TUP Transportes Carinhoso, TUP Moss, Terminal Sanave Manaus, Terminal Navecunha, Terminal J. F. de Oliveira Navegação, ETC ITACAL, Chibatão Navegação e Comércio Ltda., ETC EQUADOR LOG ITACOATIARA, ETC CHIBATÃO 1 e Ronav.

O acesso marítimo se faz pelo Rio Negro, afluente da margem esquerda do Rio Amazonas. Na região de Cabocal, a profundidade limita-se a 11m. O acesso fluvial é também pelo Rio Negro. O acesso rodoviário se dá pelas rodovias AM-010 e rodovias BR-174 e BR-319, ligando aos Estados de RR e RO.

Os principais produtos agrícolas transportados no porto são a soja via Terminal Graneleiro Hermasa para exportação e o trigo importado pelo TUP Ocrim.

O Plano Mestre do Porto de Manaus realizado em 2013 destaca as principais características do porto, faz a análise dos condicionantes físicos e operacionais, projeta a demanda de cargas, avalia a capacidade instalada e de operação e, por fim, como principal resultado, discute as necessidades e alternativas de expansão do porto para o horizonte de planejamento de 20 anos. Consulte o documento na íntegra.

O link para o site do gestor do porto é http://www.portodemanaus.com.br/.