Porto do Rio Grande

É um porto marítimo público, localizado na cidade de Rio Grande, no litoral sul do estado do Rio Grande do Sul, na margem oeste do Canal do Norte, que é o escoadouro natural da bacia hidrográfica da Lagoa dos Patos. Entrou em operação em 1915, quando os primeiros 500 metros de cais construídos foram liberados para o tráfego. A administração é exercida pela Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG). A SUPRG é uma autarquia estadual  criada em 1996. A área de atuação do porto compreende os estados do RS e SC, assim como regiões de países vizinhos, como Uruguai, Sul do Paraguai e Norte da Argentina. Devido à proximidade com esses países, o porto tornou-se conhecido como Porto do MERCOSUL.

O início da construção do Porto Velho do Rio Grande ocorreu em 1869, sendo que sua inauguração foi realizada em 1872. A implantação do Porto Novo, por sua vez, foi iniciada em 1910, tendo o mesmo entrado em operação em 1915.

O Porto do Rio Grande é dividido em quatro zonas portuárias: Porto Velho, Porto Novo, Superporto e São José do Norte. Esta última zona ainda está em fase de projeto para expansão.

Os terminais de embarque de graneis sólidos, que engloba os grãos e fertilizantes se encontram no Superporto. No Terminal Bianquini existem quatro armazéns graneleiros com área total de 77 mil m2, correspondendo a uma capacidade de armazenagem de 1 milhão de toneladas. O Terminal Bunge Alimentos possui dois armazéns graneleiros, com área total de 42 mil m2 e capacidade de armazenamento de 157 mil toneladas. O terminal ainda dispõe de cinco tanques destinados à armazenagem de 42 mil toneladas de óleo vegetal. O Terminal Termasa dispõe de 8 armazéns para granéis sólidos, com área de 32 mil m2. A capacidade total é de 220 mil toneladas. O Terminal de Trigo e Soja – TTS (Tergrasa) possui um silo vertical com capacidade de armazenagem de 130 mil toneladas, para armazenagem de grãos vegetais, e um pátio para estocagem de cavacos de madeira com capacidade para 20 mil m3. O terminal possui, ainda, 2 armazéns com capacidade de 76 mil toneladas e com 37 mil m2, destinados à estocagem de farelo de soja. O Terminal Yara Brasil é especializado na movimentação de matérias primas para fertilizantes e produtos químicos. Possui capacidade de 250 mil toneladas para os fertilizantes, e cinco tanques com capacidade para estocar 60 mil toneladas de produtos químicos, tais como ácido fosfórico e ácido sulfúrico.

A BR-392 faz a conexão do porto com a sua hinterland. A BR-116 é muito importante também, ambas se encontram em Pelotas. O acesso ferroviário ao porto é realizado por uma linha entre Bagé e Rio Grande da concessionária América Latina Logística (ALL), com 273 km. Essa linha está integrada à malha sul da ALL disponível na região Sul do país e também no estado de São Paulo. Há possibilidade de ligação internacional por Uruguaiana, São Borja e Santana do Livramento.

O Plano Mestre do Porto de Rio Grande completo considera o crescimento até 2030.

Acesse o site do gestor do porto. O Facebook também é fonte de notícias atualizadas do porto e pode ser acessada em https://www.facebook.com/portorg/.