Porto de Salvador

A história do Porto de Salvador se inicia no período colonial, desde meados do século XVI, quando os ancoradouros localizados em Salvador eram utilizados para comercializar mercadorias de Portugal. Já nessa época, os produtos exportados eram diversificados, incluindo açúcar, pau-brasil, algodão, fumo, couro e aguardente. Nesse período, o Porto de Salvador era frequentemente chamado de “Porto do Brasil”, indicando a importância do terminal na época. Atualmente, o porto administrado pela Companhia Docas do Estado da Bahia (CODEBA), sociedade de economia mista, também responsável pela gestão dos Portos de Aratu e de Ilhéus.

Está localizado na Baía de Todos os Santos, na cidade de Salvador (BA), entre a Ponta do Monte Serrat, ao norte, e a ponta de Santo Antônio, ao sul. O acesso marítimo acontece via dois canais de acesso. O primeiro, denominado Canal de Dentro, com profundidade mínima de 8m, fica ao lado da cidade. O segundo, denominado Canal de Fora, com profundidade variando de 13 a 55 metros, situa-se ao lado da Ilha de Itaparica. Os canais permitem o tráfego dos navios em dupla via. O acesso rodoviário é feito via BR-324, em pista dupla de Salvador a Feira de Santana, conectando com as BR-101, BR-110 e BR-116. O acesso ferroviário é pela Malha Centro – Leste, pela Ferrovia Centro Atlântica S.A.

Hoje, o Porto de Salvador desempenha um papel decisivo para a economia baiana, se destacando na movimentação de contêineres, cargas gerais, trigo, celulose e frutas, beneficiado, entre outros fatores, por sua posição estratégica em relação ao Continente Europeu e o MERCOSUL. Sua área de influência inclui, além da BA, o norte de MG, SE, AL, PE, Paraíba, RN e CE. É também um dos principais destinos das rotas de cruzeiros marítimos do litoral brasileiro.

O Terminal Portuário Cotegipe está localizado na parte sul do Canal Cotegipe, na Baía de Aratu, no município de Aratu. O terminal iniciou suas operações em 2010 e está sob administração da CPort. O terminal possui um píer com 520 m de comprimento e dois berços para a movimentação de granéis sólidos, principalmente grãos. A armazenagem das mercadorias movimentadas é feita em silos e armazéns de granel, e pode atingir até 350 mil toneladas. Os granéis sólidos vegetais movimentados destacam-se os grãos e cereais como soja, farelo de soja e milho sendo exportados e trigo, malte e cevada importados.

O Plano Mestre do Porto de Salvador e Aratu-Candeias realizado em 2015 apresenta o planejamento da expansão até 2030, pode ser acessado nesse endereço. O documento oferece sugestões de melhorias internas como aumento de produtividade, governança, áreas de manobra, etc., além de intervenções na hinterlândia.

O link para o site do porto se encontra hospedado no site da CODEBA, o gestor do porto.