Porto de Vitória

O Porto de Vitória situa-se no centro de Vitória, capital do ES, na área da Baía de Vitória, abrangendo os municípios de Vitória (ilha) e de Vila Velha (continente). Foi criado em 1906 e está sob a jurisdição da Companhia Docas do Espírito Santo - CODESA, que se constitui na Autoridade Portuária do Espírito Santo desde 1983. O porto tem instalações públicas e arrendadas. Sua história está profundamente relacionada com o crescimento da cultura cafeeira. Na época, o embarque de cargas era feito no atracadouro denominado Cais do Imperador - simples cais de madeira (trapiche) que ficava onde hoje se localiza a escadaria do Palácio Anchieta. Datam de 1881 os primeiros estudos para a construção do Porto de Vitória. Em 1906, o Governo Federal autorizou à Companhia Porto de Vitória (CPV) a execução de 1.130 m de cais. Em 1924, a União encampou a concessão dada à CPV e transferiu-a ao Governo Estadual. Essa primeira fase de construção só terminaria em 1927. No ano seguinte, foi aprovada a segunda fase da obra do Cais de Vitória, que incluiu a construção dos armazéns I e II (concluídos em 1929), e o III (1932). A inauguração ocorreu em 1940, assinalando o começo do atual complexo portuário. Ainda nos anos de 1940, a CVRD montou a estação de embarque de minério em Vila Velha, seguida pela construção do Terminal de Graneis Líquidos e a instalação dos Cais de Paul. Já na década de 1970 foi inaugurado o Cais de Capuaba, em Vila Velha. Cinco anos depois, portaria do Ministério dos Transportes estabeleceu a área do Porto Organizado de Vitória (municípios de Vitória e Vila Velha) e Barra do Riacho (Aracruz). O Porto de Vitória tem catorze berços de atracação e opera mais de trinta tipos de cargas, entre importação e exportação, como contêiner, trigo, automóveis, produtos siderúrgicos, malte, rochas ornamentais, concentrado de cobre, fertilizantes, graneis líquidos, etc.

O acesso rodoviário é feito pelas rodovias ES-080; BR-262, que liga Belo Horizonte a Vitória, e BR-101. O acesso ferroviário é pela Estrada de Ferro Vitória a Minas - EFVM, da Vale S.A., e pela Ferrovia Centro-Atlântica S.A., malha Centro-Leste, antiga Superintendência Regional de Campos (SR-8) da Rede Ferroviária Federal S.A. - RFFSA. O acesso marítimo é pela barra, com 250 m de largura e 19 m de profundidade. O canal de acesso de 7,5 km, tem 120 m de largura máxima. Por via aérea o acesso é feito pelo Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, distante 18 km do Centro da capital.

O Terminal de Tubarão, de propriedade da Vale S.A., especializado em minério de ferro, movimenta também fertilizantes, milho e soja. Outro terminal privado da Samarco, Terminal Marítimo Ponta Ubu, mais ao norte de Vitória especializado em granéis sólidos minerais, pelotas de minério, está praticamente sem uso desde 2016.

O Plano Mestre para a ampliação e modernização do COMPLEXO PORTUÁRIO DE VITÓRIA faz um diagnóstico e prevê quais mudanças e melhorias serão necessárias para que o porto atenda de forma satisfatória o crescimento das demandas no ano de 2030.

O link para o site do gestor do porto, a CODESA, e existe também uma página no Facebook .