Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas de Produção – NDSP

As características da agricultura como atividade econômica são definidas por condicionantes de ordem ambiental e socioeconômica que interagem no espaço agrícola. As atividades do agricultor não são isoladas, uma vez que ele trabalha com sistemas de produção e está inserido em um contexto mais amplo que são as chamadas cadeias produtivas. Essas, por sua vez, com a globalização da economia, são pressionadas para que se tenha produtos de menor custo e de melhor qualidade com máxima preservação ambiental. Há uma especialização em produtos e serviços e, como consequência, uma busca por sistemas de produção mais sustentáveis e competitivos.
 
Além de considerar as interações entre os componentes agroecológicos e socioeconômicos dos sistemas de produção como um todo, o processo de pesquisa com enfoque sistêmico deve envolver os potenciais usuários e beneficiários – produtores, agentes de assistência técnica e extensão rural e demais segmentos do negócio agrícola – na identificação de problemas e demandas, planejamento, execução e avaliação conjunta, com presença efetiva de produtores e técnicos, em diferentes etapas do processo. O objetivo é assegurar maior adequação das tecnologias geradas pela pesquisa às circunstâncias que determinam a tomada de decisões dos produtores em aceitar ou rejeitar as ofertas tecnológicas preconizadas.
 
Nesse enfoque, o desenvolvimento tecnológico passa a ser visto como componente essencial, mas não único, de um processo mais amplo e global, devendo levar em conta o ambiente e as necessidades do público nele inserido, através de uma ótica de âmbito ecorregional e da inserção dos sistemas de produção e cadeias produtivas. No contexto onde se considera o segmento agrícola inserido e articulado com os demais que compõem o complexo agroindustrial é fundamental que a avaliação de produtividade evolua do enfoque unilateral para a visão sistêmica ao longo de toda a cadeia de produção.
 
O Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas de Produção – NDSP – é composto por pesquisadores de múltiplas especialidades, trabalhando em interação para o desenvolvimento de sistemas de produção mais sustentáveis e competitivos, concentrando esforços em duas plataformas de pesquisas.