Transferência de Tecnologia

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia vem desenvolvendo importantes pesquisas em prol do crescimento da agropecuária sob uma perspectiva sustentável.

As ações de Transferência de Tecnologia (TT) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia se baseiam nos resultados das pesquisas da Unidade, que acompanham o cenário nacional e internacional quanto às tendências no setor produtivo, de maneira que tal preocupação em responder as demandas sociais segue prioritariamente em sua agenda anual, com adaptações e melhorias de maneira a assegurar que o desenvolvimento científico e tecnológico torne-se acessível a um número maior de usuários, possibilitando a adequação da tecnologia desenvolvida nas instituições às suas necessidades, transformando-a em novos produtos, processos, aplicações, materiais e serviços.

Para fazer com que o conhecimento gerado nas áreas de recursos genéticos, biotecnologia, controle biológico e segurança biológica cheguem ao setor produtivo, a Unidade tem como uma de suas prioridades de atuação a transferência de suas tecnologias, produtos, processos e serviços a partir de treinamentos e capacitação; contratos de cooperação técnica; convênios; parcerias e demais acordos firmados entre a Unidade e as instituições receptoras.

O processo de transferência de tecnologia tem como objetivo assegurar que o desenvolvimento científico e tecnológico seja acessível para uma gama maior de usuários que podem desenvolver e explorar a tecnologia em novos produtos, processos aplicações, materiais e serviços, sempre com foco na inovação tecnológica.

Como principais objetivos do processo de transferência de tecnologia na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, destacam-se:

  • Viabilizar a transferência de tecnologias, produtos e serviços para o setor produtivo aplicando as políticas de comunicação empresarial, negócios tecnológicos e informação da Embrapa;
  • Coordenar o processo de proteção da propriedade intelectual e qualificação das inovações tecnológicas geradas ou adaptadas pela Unidade;
  • Implementar parcerias e negócios com o objetivo de  inovação tecnológica.

Nesse espaço, você terá acesso às informações sobre tecnologias oferecidas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia para transferência (https://www.embrapa.br/solucoes-tecnologicas); às patentes já depositadas pela Unidade, que podem ser acessadas pelo nosso Portfólio de Patentes (https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/portfolio); e aos cursos de transferência de tecnologia que oferecemos (https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/busca-de-eventos). 

Para discutir as intenções de parcerias e negócios com as tecnologias da nossa Unidade, segue um modelo de Carta de Intenções (arquivo Word, dez/2018, 16kb) a ser apresentada pela empresa interessada. Em adição, serão necessários os seguintes documentos:  

  1. Cópia dos Atos Constitutivos (Contrato Social ou estatuto) da empresa interessada, devidamente atualizados e registrados; 
  2. Cópia dos documentos comprobatórios de nomeação dos administradores da empresa que assinarão o contrato, ou no caso de terceiros, procuração delegando poderes; 
  3. Cópia dos documentos pessoais (RG e CPF), dos representantes legais da empresa (e do procurador se for o caso) que assinarão o convênio.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: cenargen.chtt@embrapa.br.