Contato Contato

Relações Institucionais e Governamentais

Imagem de sessão no Senado Federal

Relações Institucionais e Governamentais (RIG) têm como objetivo possibilitar que as organizações construam e fortaleçam os relacionamentos com o Estado e com a sociedade, permitindo que as instituições públicas e privadas participem de diversos fóruns de discussão perante a sociedade civil, setor produtivo e as autoridades públicas, expandindo o diálogo, o relacionamento e sua participação, contribuição e influência nas decisões sobre os temas de seu interesse.

Na Embrapa, sob coordenação da Assessoria de Relações Institucionais e Governamentais (ARIG/PR), a área tem como objetivo fortalecer a articulação político-institucional com os poderes Executivo e Legislativo e com as entidades de representação de setores da pesquisa, desenvolvimento e inovação agropecuária.

 

Atuação

As linhas de atuação das Relações Institucionais da Embrapa são:

Políticas públicas, programas e planos de governo

Evidências científicas são consideradas um recurso valioso para o legislativo e o executivo operarem e decidirem sobre o processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Como empresa pública de pesquisa, desenvolvimento e inovação, a Embrapa promove e apoia a formulação, o aprimoramento e a implementação de políticas públicas sobre temas de interesse da agropecuária nacional.

Fortalecimento da imagem institucional

Aportar conhecimento, baseado na ciência, e estabelecer processos permanentes de interação com o poder público e com a sociedade melhora a confiança na capacidade de geração de valor da Empresa e, consequentemente, sua imagem institucional. A gestão do relacionamento institucional permite observar os desafios e as oportunidades no ambiente externo e garantir uma atuação eficaz no ambiente externo, valorizando os resultados conquistados pela pesquisa agropecuária.

Orçamento

A Embrapa dialoga com o Poder Executivo e com o Poder Legislativo, acompanhando os processos de definição do orçamento público para garantir os recursos necessários para o financiamento da pesquisa e inovação pública.

Relatório de execução de emendas parlamentares.

Riscos Institucionais

A análise de cenários e o monitoramento de fatores externos que possam impactar positivamente ou negativamente a missão da Embrapa é um dos pilares da gestão do relacionamento institucional. A Empresa desenvolve processos de monitoramento e ação para resposta a possíveis eventos que possam impactar a imagem institucional e a geração de valor para a sociedade.

Redes e parcerias

O mundo dinâmico e competitivo, com desafios de maior complexidade, necessita de atores capazes de pensar e agir de forma mais abrangente. Parceria, cooperação e relacionamento são condições essenciais para a superação desses desafios e para a geração de oportunidades concretas de formulação de projetos e execução de ações que apoiam as políticas públicas. Com isso, o sistema de inovação se torna mais dinâmico. Ao integrar redes e consolidar parcerias, a Embrapa atua em grande sinergia com os demais agentes da sociedades na construção e consolidação de mecanismos institucionais que possibilitam a superação de desafios, presentes e futuros.

Notícias sobre relações institucionais Notícias sobre relações institucionais

Câmara Setorial da Vitivinicultura discute modernização do marco legal das Indicações Geográficas

Alternativas para aumentar produção de trigo no Cerrado em live da CNA

Embrapa e CNA debatem aproximação para fortalecer a aquicultura nacional

CNA e Embrapa debatem expansão do trigo no Cerrado