• Sobre o tema

    Conheça as instalações da Embrapa na Amazônia Legal e confira alguns destaques entre as dezenas de tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agropecuária apropriadas para o Bioma Amazônia. As informações estão dispostas em três painéis gráficos interativos.

  • Tecnologias

    Conheça tecnologias de destaque desenvolvidas pelas nove unidades da Embrapa localizadas na Amazônia, como produtos (cultivares, softwares e aplicativos), sistemas de produção e práticas agropecuárias. Para acessar todas as tecnologias Embrapa recomendadas para o Bioma, clique aqui
  • Ativos para parcerias

    Confira ativos tecnológicos disponíveis para parcerias e negócios em diferentes estágios de desenvolvimento, fruto de pesquisas realizadas pelas Unidades da região amazônica. Para ver a lista completa de ativos para parceria de toda a Embrapa, clique aqui.
  • Publicações

    Baixe gratuitamente as últimos livros, artigos, documentos da Embrapa sobre o tema. Para ver a lista completa de publicações, clique aqui.

Projetos Projetos

  •  

    As pesquisas da Embrapa na Amazônia

    As pesquisas da Embrapa diretamente referentes ao bioma estão reunidas no Portfólio Amazônia, atualmente com 64 projetos em andamento e 238 pesquisadores envolvidos diretamente. Esses trabalhos somam R$ 15,4 milhões em recursos apropriados até 2026 (63% da Embrapa e 37% externos).

    Entre as áreas trabalhadas pela Embrapa na Amazônia está a bioeconomia por meio da inserção de bioativos da região como insumos para produtos com foco nos setores agroquímico, cosmético, de alimentos e medicamentos.

    A Embrapa também atua com desafios ligados a:

    • Agregação de valor aos produtos da biodiversidade da Amazônia (óleos, extratos, essências, frutas, raízes, gorduras vegetais...).
    • Viabilização da transição de sistemas produtivos de baixa rentabilidade e alto impacto ambiental para sistemas de produção intensivos e sustentáveis.
    • Recuperação de áreas degradadas e desmatadas.
    • Ampliação da rastreabilidade de sistemas de manejo florestal sustentáveis.
    • Subsídio de políticas públicas para superação de gargalos tecnológicos da região e outros.

Veja os projetos da Embrapa sobre o tema

Notícias em destaque Notícias em destaque

  • Notícia 15/04/2024

    Ações de projeto em comunidades do AM aliam produção de alimentos e serviços ambientais

    O workshop de serviços ambientais envolveu comunidades participantes de projeto de inovação social da Embrapa no Amazonas, como o projeto "Desenvolvimento de sistema de produção sustentável envolvendo culturas perenes, semi-perenes, anuais e meliponicultura para pequenos produtores de Manaus". As ações desenvolvidas pelo projeto com as comunidades disponibilizaram aos agricultores conhecimentos, acesso a tecnologias resultantes da pesquisa agropecuária.
  • Notícia 13/03/2024

    Sistemas Agroflorestais do Pará são exemplos de produção sustentável na Amazônia

    Agricultores do município de Tomé-Açu, no Pará, receberam esta semana (11 a 14/03) uma missão técnica para conhecer os Sistemas Agroflorestais, que são referência em produção sustentável na Amazônia.
  • Notícia 09/02/2024

    Embrapa participa da iniciativa Oficina de Negócios Jornadas Sustentáveis

    A Embrapa Amazônia Oriental foi uma das instituições convidadas a participar da iniciativa Oficina de Negócios Jornadas Sustentáveis, promovida pela Plataforma Belém Negócios. O programa foca no desenvolvimento do setor produtivo para prospectar e estimular oportunidades de negócios que vão surgir antes, durante e depois da COP-30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que ocorrerá em Belém em novembro de 2025.

Mais notícias