Embrapa na Amazônia Embrapa na Amazônia

  •  

    Conheça as instalações da Embrapa na Amazônia Legal e confira alguns destaques entre as dezenas de tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agropecuária apropriadas para o Bioma Amazônia. As informações estão dispostas em três painéis gráficos interativos.

    Além de ilustrar a relevância do Bioma para a pesquisa agropecuária brasileira, os painéis evidenciam oportunidades para parcerias, cooperações técnicas e contribuições para políticas públicas.

Painéis Painéis

  •  

    Painel 1

    O primeiro painel situa, no mapa do Brasil, a presença física da Empresa nos nove estados que compõem a denominada Amazônia Legal por tipos de instalações: sedes de centros de pesquisa, campos experimentais, laboratórios, espaços para conservação de recursos genéticos, unidades de referência tecnológica e herbários.
  •  

    Painel 2

    O segundo painel apresenta os principais destaques entre as soluções tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa, especificando produtos e cadeias produtivas. 
  •  

    Painel 3

    No terceiro painel, os destaques indicados pelas nove unidades da Embrapa situadas na Amazônia Legal foram agrupados entre produtos para agricultura digital e para inovação social. 
  •  
    Painel 1

    Infraestrutura: instalações de pesquisa e transferência de tecnologia da Embrapa

    Veja, no mapa do Brasil, onde estão as nove Unidades da Empresa da Amazônia Legal e as instalações vinculadas a elas.

    Confira na legenda os tipos de instalações da Empresa indicadas pelas diferentes cores. 

    Alguns pontos se sobrepõem no mapa porque há instalações situadas no mesmo local, como laboratórios instalados no prédio da sede da Unidade, por exemplo. 

    Ao lado do mapa, uma lista detalhada informa o Estado e o município de cada instalação, além do produto, técnica ou serviço que nela se trabalha (cultivares agrícolas, sistemas integrados, especialidade de laboratórios, etc.). 

Glossário de tipos de instalações Glossário de tipos de instalações

  • Sede de Unidade

    Principal instalação do Centro de Pesquisa Embrapa.
  • Campo Experimental

    Área externa ou casa-de-vegetação destinada a cultivos e criações para experimentos e testes.
  • Laboratório

    Instalação interna que reúne equipamentos e instrumentos para análises e experimentos diversos.
  • Conservação de Recursos Genéticos

    Instalação dedicada à conservação de amostras representativas de espécies de plantas, animais e microorganismos, como bancos e coleções de germoplasma, e núcleos de conservação.
  • Unidade de Referência Tecnológica

    Modelo físico de produção, implantada em área pública ou privada, visando a validação, demonstração e transferência de tecnologias geradas, adaptadas e/ou recomendadas para a região, considerando suas peculiaridades.
  • Herbário

    Coleção de espécimes vegetais desidratados (secos) e catalogados que formam uma “biblioteca” vegetal ou coleção botânica destinada à pesquisa sobre sua origem e classificação. 
  •  
    Painel 2

    Principais tecnologias para cadeias produtivas por produto e unidade

    Confira destaques entre as soluções tecnológicas da Embrapa desenvolvidas para o Bioma Amazônia. As cores, conforme a legenda, indicam a Unidade responsável pelo desenvolvimento da solução tecnológica. 

    Posicione o mouse sobre um ponto da barra e veja mais detalhes sobre cada tecnologia, como unidade, nome da tecnologia, e em qual cadeia produtiva está inserido.

  •  
    Painel 3

    Principais tecnologias para agricultura digital e inovação social

    No primeiro painel, veja tecnologias de destaque para a agricultura digital. No segundo, confira soluções para inovação social.

Créditos Créditos