08/05/14 |   Transferência de Tecnologia

A Embrapa na Agrobrasília 2014

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Breno Lobato

Breno Lobato -

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) marca mais uma vez presença na Agrobrasília, considerada a grande feira internacional dos Cerrados. A edição deste ano será realizada entre os dias 13 e 17 de maio, no Parque Ivaldo Cenci (PAD-DF). O evento irá envolver diretamente nove unidades da Embrapa que apresentarão, em seis mil metros quadrados, algumas das tecnologias desenvolvidas pela empresa recomendadas para a região central do Brasil.

"Trata-se de uma ótima oportunidade para que produtores, técnicos, consultores e demais interessados tenham acesso ao conhecimento gerado pela pesquisa agropecuária. As sucessivas quebras de recordes na produção agrícola do país se devem muito à utilização de novos materiais genéticos e de práticas agronômicas diferenciadas. Cerca de 50% do crescimento da produção brasileira de grãos se deve à pesquisa, cujo papel da Embrapa é estratégico", ressaltou o chefe-geral da Embrapa Cerrados (Brasília, DF), José Roberto Rodrigues Peres.  

Na Vitrine Tecnológica da Embrapa estarão sendo expostas oito variedades de soja, diversas espécies de forrageiras, cultivares de trigo, girassol, milho, sorgo, hortaliças (tomate, alho, abóbora, batata doce, cebola, cenoura, pimenta, pepino) e o sistema de frutas integradas com lavouras e hortaliças. Os visitantes também receberão informações sobre medidas para manejo integrado de pragas - prática que reúne diversas técnicas possíveis de controle visando manter a população de pragas abaixo do nível de dano econômico nas lavouras.

Outras tecnologias apresentadas pela Embrapa serão o Irrigas, sistema desenvolvido para economizar água e garantir o crescimento pleno das plantas, plantio direto de hortaliças, pastagens consorciadas, tecnologia alho livre de vírus, sistema Fruteiras Integradas com Lavouras e Hortaliças (Filho), biocombustíveis, tecnologia para identificação eletrônica e manejo alimentar de peixes, dentre outras. As publicações técnicas poderão ser adquiridas diretamente na Livraria Embrapa.

Eventos
Na terça-feira (13), às 14h, no estande da Embrapa, ocorrerá a apresentação da cultivar de soja não transgênica BRS 7980. Trata-se de uma excelente opção para agricultores que cultivam milho e algodão em sucessão à soja no Mato Grosso e para aqueles que adotam a rotação entre soja, milho e algodão no Oeste da Bahia, além de ser uma ótima opção para os cultivos nos estados de Goiás e Minas Gerais, sobretudo em solos com limitações decorrentes de nematoides (cisto, galhas e Pratylenchus).

Também será lançada durante a feira a publicação da Embrapa Hortaliças "Plantas Aromáticas e Condimentares - Uso aplicado na horticultura". O livro reúne informações relacionadas às características botânicas e às diversidades de uso dessas plantas, universo ainda pouco explorado editorialmente sob esse aspecto e com mercado em expansão. O trabalho contou com a participação de pesquisadores da Embrapa Hortaliças, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e do Instituo Agronômico de Campinas (IAC).

Mais três eventos marcam a participação da Embrapa na Agrobrasília 2014: a troca de experiências sobre Certificação e Empreendedorismo na Produção Orgânica, no dia 14 de maio, o Curso sobre Sistemas Orgânicos de Produção Animal, no dia 15 de maio, e o Dia de Campo sobre o Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), no dia 16 de maio. Além das técnicas demonstradas a campo sobre os sistemas integrados de produção, o Dia de Campo vai aprofundar a divulgação de tecnologias do Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), abordar os recursos disponíveis para a área e incentivar a implantação desses métodos pelos agricultores da região. Acesse aqui os folders dos eventos.

Participam da Agrobrasília as unidades Cerrados, Hortaliças, Produtos e Mercado, Informação Tecnológica, Agroenergia e Recursos Genéticos e Biotecnologia, localizadas em Brasília (DF), além de Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), Pesca e Aquicultura (Palmas, TO) e Suínos e Aves (Concórdia, SC). O estande da Embrapa este ano está sendo montado no mesmo espaço reservado à Vitrine Tecnológica.

Juliana Caldas (4861 MTb/DF)
Embrapa Cerrados

Liliane Castelões (16.613 MTb/RJ)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3388-9891/9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/