12/05/14 |   Transferência de Tecnologia

Tecnologias para atender a diferentes mercados são apresentadas na Agrobrasília

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sebastião José de Araújo

Sebastião José de Araújo - Cultivar de arroz de terras altas BRS Esmeralda

Cultivar de arroz de terras altas BRS Esmeralda

Você vai visitar a Feira Internacional dos Cerrados Agrobrasília? Se for, então não pode deixar de conhecer o Espaço de Negócios da Embrapa Produtos e Mercado no evento.
 
Se você já é produtor de arroz ou pretende entrar neste mercado, vai conhecer as variedades BRS Esmeralda e BRSGO Serra DouradaA BRS Esmeralda tem alta produtividade e se destaca pela qualidade de grãos e desempenho na culinária. É uma cultivar de terras altas com maior rusticidade e tolerância ao estresse hídrico. Sua produtividade média é de 4.050 kg/ha, num ciclo de 110 dias. É moderadamente resistente à Brusone nas panículas, Mancha de Grãos, Mancha Parda e ao Acamamento, além de ser moderadamente suscetível à Brusone nas folhas. Pode ser cultivado em Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.
 
A BRSGO Serra Dourada é para você agricultor familiar que tem sua propriedade em terras altas. É uma cultivar de arroz desenvolvida para a pequena propriedade. Apresenta qualidade de grãos, tolerância à seca e boa qualidade culinária. Ela apresenta produtividade média de 3.550 kg/ha e ciclo de 107 dias.  Tem resistência moderada à Brusone da panícula, Mancha de grão e à Mancha parda; suscetível à Brusone da folha. É indicada para cultivo no estado de Goiás. Você planta feijão? Não tem problema, a Embrapa vai apresentar o desempenho das cultivares de feijão BRS Estilo, BRS Ametista, BRS Notável e BRS Esteio.
 
A BRS Estilo é muito produtiva, resistente ao acamamento e a oito tipos de doenças. A BRS Amestista substitui, com vantagens, a cultivar Pérola, pois é mais tolerante às principais doenças do feijoeiro e apresenta grãos graúdos. A BRS Notável do grupo carioca apresenta estabilidade de produção e arquitetura semiereta, sendo, portanto, adaptada para a colheita mecânica. Feijão preto de excelente qualidade para culinária, a BRS Esteio é uma cultivar que apresenta arquitetura de planta ereta, grãos com excelentes qualidades culinárias, boa resistência ao acamamento e adaptada a colheita mecânica  (inclusive a colheita direta). Tem produtividade média de 2.529 kg/ha e ciclo de 85 a 95 dias.

Soja

A soja não poderia ficar de fora da Agrobrasília já que a Feira acontece em uma das regiões de maior produção da cultura. Para o evento a Embrapa Produtos e Mercado traz informações sobre as cultivares BRS 8480, BRS 8381, BRS 7580, BRS 8480RR, BRS 9080RR, BRS 313 (TIETA), e  a BRS 7980 que será lançada durante a Feira.
 
Soja BRS 7980 Vamos falar sobre a BRS 7980 que se destaca pela produtividade com estabilidade e precocidade. A produtividade média é de 3.420 e máxima 4.000 kg/ha. Planta de ciclo médio (de 104 a 120 dias) e uma população de 260 a 320 mil plantas por hectare. A cultivar é ideal para a safrinha no sistema soja/milho. Pertence ao grupo de maturidade relativa 7.9, apresenta tipo de crescimento determinado, moderada resistência ao acamamento, flor de cor branca e hilo preto. Tem resistência à mancha "olho de rã", Pústula Bacteriana, Cancro da haste, Nematoide do cisto, Nematoide de galhas M. incognita e M. javanica; moderada resistência à Podridão radicular de fitóftora e ao crestamento bacteriano; moderadamente suscetível ao Oídio; suscetível ao vírus da necrose da haste. É indicada para os estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia.

O produtor do Estado de Meto Grosso Odelir Balbinotti avaliou na nova variedade. Veja abaixo o seu depoimento sobre a cultivar.

Forrageiras

As forrageiras que a Embrapa Produtos e Mercado vai levar na Agrobrasília são a BRS Paiaguás e a BRS Zuri. A primeira tem excelente desempenho na seca, é uma boa opção para plantio na safrinha e é Indicada para o Cerrado.
 
A BRS Zuri tem porte alto com folhas largas, de produtividade até 12% superior a cv. Tanzânia-1. É de fácil manejo e alto grau de resistência ao fungo foliar Bipolaris maydis.
Permite ganho de peso de 500 kg por animal/ha/ano. É uma forrageira perene de florescimento precoce e apresenta população acima de 20 plantas/m². Tem alta resistência por antibiose às cigarrinhas-das-pastagens e com alto grau de resistência ao fungo foliar Bipolaris maydis. A carência de cultivares adaptadas a solos de media a alta fertilidade, com resistência ao fungo foliar, fazem dessa cultivar uma importante alternativa para diversificação das pastagens. E recomendada aos biomas amazônia e cerrados, nos estados de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rondônia, Acre, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e sob pastejo em Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Acre. É adaptada a solos leves de boa fertilidade e corrigidos. Pode ser plantada nas mesmas áreas e condições onde a cultivar Tanzânia tem sido utilizada.
Frutas
 
Maracujá BRS Rubi do Cerrado é uma planta mais tolerante às principais doenças do maracujazeiro e elevados níveis de produtividade. Produz aproximadamente 50% de frutos de casca vermelha ou arroxeada com peso entre 120 a 300 gramas. Seu plantio pode ser feito em qualquer época do ano, quando irrigado e em diferentes tipos de solo. Não se adapta a regiões com possibilidades de geadas e solos sujeitos ao encharcamento. Além disso, a produção de frutos tanto para indústria quanto para mesa evidencia a característica de dupla aptidão da cultivar. Nas condições do Distrito Federal e Mato Grosso, dependendo das condições de manejo da cultura, pode atingir produtividades superiores a 50 ton/ha no primeiro ano de produção.
 
Maracujá BRS Pérola do Cerrado é uma cultivar silvestre para plantio em sistema orgânico e para paisagismo. É indicada para o Distrito Federal.
 
Maracujá BRS Sol do Cerrado alta produtividade e frutos com boas características físicas e químicas. Nas condições do Distrito Federal, dependendo das condições de manejo da cultura, pode atingir produtividade acima de 40 t/ha no primeiro ano de produção, sem o uso da polinização manual. No segundo ano de produção, essa produtividade fica em torno de 20 a 25 t/ha;
 
Maracujá BRS Gigante Amarelo apresenta fruto amarelo pesando de 120 a 350 gramas e rendimento de polpa em torno de 40%. Nas condições do Distrito Federal e Mato Grosso, dependendo das condições de manejo da cultura, pode atingir produtividade em torno de 42 t/ha no primeiro ano, mesmo com ataque da virose. No segundo ano de produção, essa produtividade fica em torno de 20 a 25 t/há. Pode ser cultivada em todos os estados brasileiros para fornecimento à indústria de suco e consumo in natura.
 
Banana BRS Platina resistente ao mal-do-Panamá e à Sigatoka-amarela. Possui características agronômicas e sensoriais muito similares às da banana Prata Anã, tanto na forma quanto no sabor, porém produz maior número de frutos e pencas. A colheita é mais precoce do que a Prata Anã, aproximadamente 90 dias após a emissão dos cachos.
 
Uva BRS Magna é uma boa opção para a produção de sucos de melhor qualidade, alternativa para a melhoria da cor, da doçura e do sabor do suco de uva. Produtividade entre 25 e 30 t/há, peso médio do cacho de 200 gramas, tem sabor aframboesado.
 
LIMA ÁCIDA - BRS Passos ‘TAHITI' tem alta produtividade, inclusive na entressafra. A cultivar atende ao mercado de fruta in natura, produzindo frutos na entressafra no centro-oeste do Brasil. É boa alternativa para a agricultura familiar, já que, mesmo numa área de produção muito pequena, o limão gera lucro. Além disso, ele pode ser produzido na forma de consórcio com outras culturas, tais como algumas hortaliças.
 
Por falar em hortaliças, você também pode obter informações no Espaço Negócios da Embrapa sobre as cultivares de alho BRS Hozan; berinjela BRS Ciça; cenoura BRS Planalto; tomate BRS Nagai, BRS Zamir e BRS Sena; pimenta BRS Mari, BRS Moema, BRS Seriema; abóbora BRS Brasileirinha; batata BRSIPR Bel, BRS Clara, BRS Ana; batata doce: BRS Beauregard, BRS Amélia, BRS Cuia e BRS Rubissol, além da cultivar de mandioquinha salsa Amarela de Senador Amaral.
 
As cultivares que não foram detalhadas aqui, você pode obter informações no Espaço de Negócios, no estande da Embrapa, na Agrobrasília, de 13 a 17 de maio, no endereço: BR 251 km 05 Brasília - DF sentido Brasília - Unaí-MG http://www.agrobrasilia.com.br/
 
Consulte também a página de Produtos, Processos e Serviços do Portal Embrapa, com mais informações sobre as tecnologias que serão apresentadas na Feira.
 

Vera Scholze Borges (MTb/SP – 72462)
Embrapa Produtos e Mercado

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3749-8888

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agrobrasiliafeiraevento