25/07/14 |   Agroecologia e produção orgânica

Curso auxiliará agricultores no reconhecimento de inimigos naturais de pragas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Guilherme Leonardi Garcia

Guilherme Leonardi Garcia - Por meio de curso, agricultores poderão diferenciar insetos do bem dos que causam problemas às lavouras

Por meio de curso, agricultores poderão diferenciar insetos do bem dos que causam problemas às lavouras

Agricultores, técnicos e estudantes aprenderão como reconhecer os inimigos naturais de pragas agrícolas em curso oferecido no Centro de Formação em Agroecologia e Agricultura Orgânica (CFAAO) da Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ), nos dias 1º e 5 de agosto. Voltada para integrantes da Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu/RJ, vinculada à Emater-Rio, a capacitação é uma iniciativa do setor de Transferência de Tecnologia da Unidade e terá como instrutura a pesquisadora Alessandra de Carvalho, uma das criadoras do "Guia para o reconhecimento de inimigos naturais de pragas agrícolas", lançado no ano passado.
 
A expectativa, segundo a analista Nátia Élen Auras, que está coordenando o evento, é receber cerca de 20 pessoas em cada turma. A programação envolve aulas teóricas e práticas. Os participantes aprenderão quem são os agentes de controle biológico e qual é o papel deles no manejo de pragas, além de receberem orientações sobre manejo de pragas em sistemas orgânicos de produção. Como atividade prática, todos irão a campo, onde farão a coleta de inimigos naturais em cultivos agrícolas, bem como sua triagem e reconhecimento.
 
Como explica Alessandra, o interessante do curso é capacitar os agricultores para que possam diferenciar os insetos benéficos dos que são pragas. Com isso, é possível fazer o controle das pragas de maneira natural, dispensando o uso de inseticidas.
 

Liliane Bello (MTb 01766/GO)
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 3441-1500

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

aiafcontrole-biologico