Distribuição de plantas atrativas para inimigos naturais em cultivos orgânicos de hortaliças

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: SILVA, Alessandra de Carvalho

A diversificação da vegetação para prover diversos serviços ecológicos, como a atração e a manutenção de inimigos naturais nos cultivos agrícolas, é parte de uma tática de controle de pragas denominada controle biológico conservativo. Essa ferramenta é utilizada sobretudo por quem pratica a agricultura orgânica, mas dados de pesquisas realizadas no Brasil ainda são incipientes.
Este projeto fomentou as informações já existentes sobre a atração e a conservação dos inimigos naturais nas áreas de cultivo orgânico de hortaliças, além de enfocar o potencial atrativo das plantas crotalária, coentro, cravo-de-defunto, girassol, estilosantes, zinia, feijão-guandu e sorgo.
Foram estudadas as distâncias em que as plantas atrativas escolhidas atraem mais inimigos naturais e diminuem a população de fitófagos nos cultivos principais. Também foi avaliada a melhor forma de distribuição das plantas atrativas em plantio orgânico de hortaliças, considerando a fauna de inimigos naturais presente em diferentes distâncias da planta atrativa.
Com os resultados obtidos, espera-se a conservação de inimigos naturais em cultivo orgânico de hortaliças por meio do uso de plantas atrativas, possibilitando menos ataques de pragas à atividade agrícola, além de mais eficácia e sustentabilidade.

Ecossistema: Floresta Atlântica

Situação: concluído Data de Início: Fri Jun 01 00:00:00 GMT-03:00 2012 Data de Finalização: Fri May 31 00:00:00 GMT-03:00 2013

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder de projeto: Alessandra de Carvalho Silva

Contato: alessandra.carvalho@embrapa.br

Galeria de imagens