25/05/17 |   Agroecologia e produção orgânica  Comunicação

Programa Embrapa & Escola apoia reativação da horta de escola estadual

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Dulcivânia Freitas

Dulcivânia Freitas - Analista da Embrapa conversou com alunos sobre agricultura sustentável

Analista da Embrapa conversou com alunos sobre agricultura sustentável

“Cada vez que você toma açaí, tem um pouquinho de água, solo, nutrientes, luz do sol e muito trabalho dos agricultores”, ressalta a apresentação da analista da Embrapa Amapá, Adriana Bariani, para um grupo de alunos de ensino fundamental da Escola Estadual Fonte Nova, localizada em Santana, cidade portuária do Amapá. A palestra fez parte do programa Embrapa & Escola, como parte de uma programação que atendeu a escola em dois momentos: primeiro, uma visita técnica dos professores a uma horta agroecológica cultivada no Minipólo Hortifruti de Fazendinha, distrito de Macapá (AP), situado nas proximidades de Santana. No dia seguinte foi a vez de 35 alunos selecionados pela escola participarem de uma palestra sobre práticas agrícolas sustentáveis e sua relação com a produção de alimentos saudáveis e preservação do meio ambiente.       

Professora de Ciências da Escola Fonte Nova, Pâmela Silva mobilizou a equipe da Embrapa para contribuir na reativação da horta da escola, implantada em 2016 por uma equipe de professores e alunos. A ideia é produzir hortaliças e legumes para compor o cardápio da merenda escolar. Cheios de boa vontade e disposição, chegaram a colher cebolinha, cheiro verde, chicória, alface, couve e pimentinha. Porém, a produção começou a cair devido à falta de procedimentos técnicos adequados. “Por falta de conhecimento, a horta não foi produtiva por muito tempo. Chegou a um estágio que não produziu mais nada. Então a gente procurou ajuda na Embrapa. Estamos dispostos a colocar em prática as técnicas e para isso vamos fazer um plano de ação incluindo cuidados como controle de pragas, a quantidade exata de adubo orgânico, a forma a ser cultivada a muda, como plantar e diversos cuidados a serem tomados”, explicou a professora. “Também aproveitamos este conhecimento para o conteúdo em sala de aula. Eu, como professora de Ciências, associo aos temas semeadura, uso do solo, a necessidade da água para se desenvolver. Tudo isso são conhecimentos práticos que a gente coloca em sala de aula e pratica na horta da escola”, completou.     

Um dos alunos dedicados ao projeto da horta é Breno Machado Furtado, 16 anos, matriculado na oitava série. Ele mora no bairro Fonte Nova, nas proximidades da escola e lamenta não contar com espaço em sua casa para cultivar uma horta. “Aqui na escola consegui adquirir um bom conhecimento para cuidar de uma horta. Eu ajudava desde o começo, regava, capinava, plantava. Agora vai dar melhor, vai dar certo, a gente vai fazer coisa melhor pela nossa horta. Vou fazer minha parte, continuar ajudando a horta para o projeto crescer e contribuir para mais alunos fazerem parte do projeto”, afirmou o estudante. Toda a turma recebeu o kit cartilha "Desafios com Ciência" e bonés do Programa Embrapa & Escola. Este é coordenado pela Secretaria de Comunicação da Embrapa, sediada em Brasília. Funciona nas 46 unidades da Embrapa do Brasil, por meio de atividades realizadas em parceria com escolas aproximando cientistas, estudantes e professores para estimular nos jovens o interesse pelo conhecimento científico. 

A coordenadora local do Programa Embrapa & Escola, Aline Furtado, explica que o objetivo da visita monitorada dirigida aos professores foi capacitá-los para que se tornem multiplicadores das práticas agroecológicas, sobretudo em manutenção de horta, e informar sobre o método de atendimento do Embrapa & Escola. “Temos inclusive um site específico para este público infanto-juvenil que trata da agropecuária em geral (http://ccw.sct.embrapa.br)”, explicou a analista da Embrapa.  Adriana Bariani, analista da área de laboratórios de proteção de plantas da Embrapa Amapá, destacou no bate papo com os estudantes que, de forma resumida e simples, a missão da Embrapa é produzir plantas produtivas que geram alimentos mais saudáveis. “E não para por aí: esses alimentos têm que ser mais saudáveis e nutritivos”, completa o slide da palestra. Além disso, junto com uma rede de parceiros, a Embrapa desenvolve cultivares de alimentos com boa qualidade para enfrentar os desafios de ambientes de muita chuva ou escassez hídrica. Entre os temas que a Embrapa atua, estão tecnologias agrícolas sustentáveis como manejo e conservação dos solos, manejo integrado de pragas e doenças, fixação biológica de nitrogênio, melhoramento genético e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Para saber mais sobre a Embrapa acesse o link www.embrapa.br

Dulcivânia Freitas (DRT_PB 1.063/96)
Embrapa Amapá

Telefone: 0xx96-3203-0287

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens