18/12/14 |   Agricultura familiar  Comunicação  Transferência de Tecnologia

Oficinas de Mediadores das Minibibliotecas despertam o gosto pela leitura e mobilizam quase 300 participantes no Semiárido

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sônia Holler

Sônia Holler - A Agricultora Cátia Bastos participou ativamente da capacitação

A Agricultora Cátia Bastos participou ativamente da capacitação

Promover reflexões sobre "que leitor sou eu?", apresentar as publicações do acervo que compõe o kit de Minibibliotecas, conversar sobre as realidades locais e, principalmente, dialogar com os participantes sobre boas estratégias para que as comunidades façam um  bom aproveitamento do acervo em apoio às ações produtivas locais do Plano Brasil sem Miséria. Esses são os objetivos da capacitação de mediadores das Minibibliotecas da Embrapa que este ano mobilizou 270 participantes, entre educadores, líderes comunitários, extensionistas e agricultores familiares de oito Territórios da Cidadania atendidos pelo Plano Brasil sem Miséria, no Semiárido brasileiro.

E os resultados, aos poucos, vão se tornando conhecidos. É o caso da agricultora Cátia Virgínia Machado Bastos, uma das mais ativas participantes da oficina de Cafarnaum, na Bahia, realizada em novembro de 2014. Moradora da zona rural de Uibaí, Cátia conhece várias publicações da Embrapa, especialmente as da Coleção 500 Perguntas, 500 Respostas. Ela baixa os livros pela internet e, depois, junto com a família, estuda a melhor maneira de promover melhorias na área cultivada da propriedade.

Em 2014, as capacitações para o uso do acervo reuniram 80 participantes em Caxias e Chapadinha, pertencentes aos Territórios de Cocais e Baixo Parnaíba (MA); 30 participantes em Tauá, atendendo o Território de Inhamuns-Crateús (CE); 30 em Lagoa Seca, Território Borborema (PB); 20 em Pau dos Ferros; Território Alto Oeste Potiguar (RN); 40 em Cafarnaum integrantes do Território de Irecê (BA); 32 em Ouricuri, para o Território de Araripe (PE); e 50 participantes em Picos e Paulistana pertencentes ao Território do Vale do Guaribas (PI).

"A nossa expectativa é que, com as capacitações, os participantes se sintam motivados a criar ações que despertem o prazer da comunidade pelos livros e pelo saber, e se tornem verdadeiros multiplicadores da metodologia", destaca a educadora Juliana Andréa Oliveira Batista, uma das responsáveis por este trabalho de mobilização.

Edvaldo Camilo da Silva, da comunidade quilombola do Barro Vermelho, em Paulistana (PI), é um dos participantes com forte potencial de multiplicador. Produtor rural e integrante do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), ele fornece hortaliças para a alimentação escolar da rede pública de ensino de Paulistana. Durante a capacitação, apesar do pouco hábito de leitura, se interessou por algumas publicações do acervo e se mostrou disposto a colaborar com o trabalho de motivar a comunidade onde atua.

Para Leila Cristina Araújo, técnica da Secretaria Municipal de Educação de Timon, e participante de um dos eventos em Caxias, o acervo das Minibibliotecas chegou em boa hora, pois a maior parte das escolas do município está localizada na zona rural, e soma um total de 93 escolas, com sete mil alunos. "Essa Minibiblioteca só vem a contribuir para as crianças do campo, tanto no quesito do letramento quanto para a prática rural das famílias", reforça a secretária.

Além das oficinas, em 2014 também foram realizadas rodas de conversa com os multiplicadores da metodologia. Em Pau dos Ferros (RN), o trabalho foi coordenado pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) e em Caxias (MA), pela Embrapa Cocais (São Luís/MA).

"A cada capacitação sinto um frio da barriga, penso na expectativa de quem está do outro lado, o que ele deseja e como vai ser o desenrolar do dia. Mas tudo isso vai tomando forma à medida que vamos conversando com os participantes; mergulhando na metodologia - que não tem a pretensão de ensinar, mas de mediar descobertas; ouvindo as historias de vida de cada um; e conhecendo a realidade das comunidades", destaca Marluce Freire, pedagoga da Embrapa Informação Tecnológica e integrante do Projeto desde 2003.

"Quando fazemos a  apresentação do acervo, os olhos curiosos dos participantes brilham, principalmente no momento em que cada um diz como  gostaria de  trabalhar com aquela  tecnologia e utilizar as informações da publicação que mais se identificou", complementa Marluce, lembrando que a culminância do trabalho de capacitação acontece durante a autoavaliação dos participantes.

Acervo - O acervo do kit de Minibibliotecas é composto por 120 exemplares de publicações impressas, além de CDs e DVDs com programas de rádio e televisão sobre as tecnologias da Embrapa voltadas para o agricultor. Junto com o acervo, a Embrapa disponibiliza um kit expositor, vídeos institucionais e de orientação para a capacitação pelos multiplicadores.  Em 2014, foram priorizados com doações de kits as entidades públicas e privadas localizadas nas áreas de atendimento do Plano Brasil Sem Miséria do Semiárido brasileiro.

Maria Clara Guaraldo (MTb 5027 /MG)
Embrapa Informação Tecnológica

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448 - 2493

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/