23/01/15 |   Geotecnologia

Número de trabalhos da Embrapa Monitoramento por Satélite aprovados no SBSR bate recorde

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: LandSat5

LandSat5 - Imagens dos Lençóis Maranhenses com filtro de nuvens e solo arenoso em rosa, derivada de trabalho sobre detecção de nuvens em regiões tropicais usando uma adaptação do método Fmask.

Imagens dos Lençóis Maranhenses com filtro de nuvens e solo arenoso em rosa, derivada de trabalho sobre detecção de nuvens em regiões tropicais usando uma adaptação do método Fmask.

A Embrapa Monitoramento por Satélite, Unidade localizada em Campinas (SP), atingiu um número recorde de trabalhos aprovados para o XVII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), a ser realizado em abril, em João Pessoa (PB). São 41 artigos técnico-científicos que serão apresentados no evento deste ano - mais que o dobro de sua participação na edição anterior, em 2013, quando 20 trabalhos foram levados ao Simpósio. Neste ano, a Embrapa Monitoramento por Satélite também coordenará uma Sessão Temática em parceria com o Serviço Florestal Americano e a Nasa.

Os trabalhos aprovados abordam aplicações das geotecnologias em temas como monitoramento da agricultura e de processos de degradação das pastagens, silvicultura, recursos hídricos e estudos relacionados ao desenvolvimento do Macrozoneamento Ecológico-Econômico para o Estado do Maranhão, entre outros.

O número recorde representa o empenho de pesquisadores e analistas, estagiários, bolsistas e pesquisadores visitantes. Para Édson Bolfe, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Monitoramento por Satélite, o crescimento da produção técnico-científica se deve à qualificação da carteira de projetos, ocorrida nos últimos anos, à evolução das parcerias nacionais e internacionais e ao comprometimento da equipe com a consolidação da Unidade como um centro de excelência na geração de conhecimento e inovação para o monitoramento da agricultura por meio de geotecnologias.

Sessão Temática

Além dos trabalhos a serem apresentados no SBSR, a Embrapa Monitoramento por Satélite coordenará a Sessão Temática "Aplicações de LiDAR em Florestas Tropicais", em parceria com o Serviço Florestal Americano e a Nasa.

O LiDAR (Light Detection And Ranging) é um sistema laser aerotransportado que permite avaliar detalhadamente a área de  estudo, fornecendo informações da superfície do terreno e também da estrutura da vegetação. O objetivo da Sessão Temática é dar uma visão geral sobre a análise de dados LiDAR aplicados para vários estudos sobre florestas tropicais. Entre os principais tópicos selecionados, vai abordar o avanço do conhecimento em análises estruturais de florestas tropicais e a experiência da Embrapa em parceria com o Serviço Florestal Americano para a formação de uma rede de pesquisadores.

O SBSR é o maior evento da América Latina das áreas de Sensoriamento Remoto e Geotecnologias, tendo como objetivo congregar a comunidade técnico-científica e o usuário empresarial para a apresentação de trabalhos e debates sobre pesquisas, desenvolvimento tecnológico, aplicações, ensino e política científica realizados no país e no mundo. A organização geral do evento está a cargo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (Selper).

Mais informações: http://www.dsr.inpe.br/sbsr2015/index.html

Alan Rodrigues dos Santos (MTb 2625 / CE)
Embrapa Monitoramento por Satélite

Graziella Galinari (MTb 3863 / PR)
Embrapa Monitoramento por Satélite

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3211.6214

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

geotecnologiasensoriamento-remotosbsrrecordepesquisa