28/04/15 |   Geotecnologia

Embrapa Monitoramento por Satélite coordena sessão temática no XVII SBSR

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Especialistas em geotecnologias de vários países estão reunidos até o dia 29 de abril para a 17ª edição do Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), realizado em João Pessoa (PB). A Embrapa Monitoramento por Satélite é uma das instituições apoiadoras do evento, que é organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Associação de Especialistas Latinoamericanos em Sensoriamento Remoto (SELPER).

O SBSR tem como objetivo congregar a comunidade técnico-científica e o usuário empresarial para a apresentação de trabalhos e debates sobre pesquisas, desenvolvimento tecnológico, aplicações, ensino e política científica realizados no país e no mundo.

Neste ano, a Embrapa Monitoramento por Satélite atingiu um número recorde de trabalhos aprovados para o simpósio em sessões orais e de painéis. São 41 artigos técnico-científicos, mais que o dobro da edição anterior, em 2013. O número recorde representa o empenho de pesquisadores e analistas, estagiários, bolsistas e pesquisadores visitantes. Os trabalhos apresentados no SBSR envolvem temas como o monitoramento da agricultura e de processos de degradação das pastagens, silvicultura, recursos hídricos e estudos relacionados à elaboração do Macrozoneamento Ecológico-Econômico para o Estado do Maranhão, entre outros.

Além da apresentação de trabalhos, a Embrapa Monitoramento por Satélite foi responsável pela coordenação de uma Sessão Temática em parceria com o Serviço Florestal Americano e a Nasa sobre "Aplicações de LiDAR em Florestas Tropicais". O LiDAR (Light Detection And Ranging) é um sistema laser aerotransportado que permite avaliar detalhadamente a área de  estudo, fornecendo informações da superfície do terreno e também da estrutura da vegetação. O objetivo da Sessão Temática foi dar uma visão geral sobre a análise de dados LiDAR e abordou a experiência da Embrapa em parceria com o Serviço Florestal Americano para a formação de uma rede de pesquisadores.

A Embrapa Monitoramento por Satélite também participou de outra Sessão Temática, sobre o monitoramento orbital das pastagens brasileiras, apresentando resultados de trabalhos para o monitoramento de níveis de degradação. Na programação do Show Case, contribuiu ainda, ao lado do INPE, para a exposição da metodologia utilizada no projeto para mapeamento do uso e cobertura da terra no Cerrado, o TerraClass Cerrado.

Graziella Galinari (MTb 3863 / PR)
Embrapa Monitoramento por Satélite

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 32116214

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

geotecnologia