27/01/15 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa Gado de Corte mostra vantagens do consórcio grão x pasto em palestra

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), juntamente com outras Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), participa do Show Rural Coopavel que este ano acontece de 2 a 6 de fevereiro, na cidade de Cascavel, Paraná.

A Unidade de pesquisa da capital sul-mato-grossense, por meio dos seus técnicos vai demonstrar resultados de dois consórcios do capim-paiaguás; uma com milho e outra com sorgo e apresentará também três palestras sobre um mesmo tema: Forrageiras na Integração Lavoura x Pecuária. A equipe de quatro integrantes ficará de plantão no atendimento ao público e é formada por especialistas experientes em pastagens e acostumados em atender o produtor rural, o que facilita muito o diálogo com os visitantes da Feira.

Para o engenheiro agrônomo Websten Cesário, do setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa de Campo Grande, MS, e responsável pela organização da participação da Unidade no evento, "o público que visita a Coopavel é basicamente formado por produtores rurais vindos do Brasil inteiro que buscam muito por informações sobre pastagens e também de como aumentar sua produção, por isso, a importância de mostrar tecnologias que visam ganhos para o produtor, para a sustentabilidade da produção, rentabilidade, e competitividade".  Ainda, segundo Cesário, abordar o consórcio milho-braquiária e/ou sorgo-braquiária tendo como objetivo a produção de grãos e palha, sempre haverá alguma informação mais recente que pode ajudar o produtor a tomar uma decisão mais precisa. Na feira, o produtor também ficará sabendo das vantagens do consórcio milho/sorgo com a braquiária paiaguás, todos os detalhes técnicos para não errar na sua implantação e de como acertar todas as etapas dos procedimentos para se alcançar os resultados esperados.

Forrageiras na Integração Lavoura x Pecuária será tema de palestra

A palestra pelo pesquisador Ademir Hugo Zimmer, da Embrapa Gado de Corte, vai abordar um tema atual e de grande interesse dos produtores. Trata-se das variedades de forrageiras para utilização na integração-lavoura-pecuária, um sistema que quando bem feito é eficiente, sustentável e gera lucro.

O pesquisador Zimmer falará de forma geral sobre o sistema de integração, de como implantá-lo de forma correta, o que deve ser levado em conta na tomada de decisão e, como foco central da palestra, como deve ser a escolha da planta para utilizar no sistema. Zimmer revelará os tipos de pastos mais utilizados, abordará sobre o manejo adequado, como o sistema deve ser conduzido de forma que os resultados almejados sejam alcançados, destacará as vantagens da integração relativas à produção de silagem, de palhada e todos os benefícios que ela pode proporcionar. "Será mais uma oportunidade do produtor conhecer as novidades do campo, de se atualizar, tirar dúvidas e trocar ideias com pessoas que entendem do assunto", lembra Cesário.

O capim-paiaguás utilizado no consórcio

A espécie de Brachiaria brizantha foi pesquisada e lançada pela Embrapa há pouco tempo. O capim é considerado pelos especialistas como uma excelente opção para diversificar pastos em solos de média fertilidade nos cerrados. A planta foi selecionada pelos pesquisadores com base na produtividade, vigor, produção de sementes, e apesar de não apresentar resistência à cigarrinha das pastagens, mostrou ter elevado potencial de produção animal no período seco, com alto teor de folhas e bom valor nutritivo.

Uma das vantagens da BRS Paiaguás foi verificada durante o período seco, quando a planta apresenta maior acumulo de forragem de melhor valor nutritivo, resultando em maiores ganhos de peso por animal e por área.

Segundo resultados dos testes, na média de três anos o pasto produziu em ganho de peso vivo por área 45 kg/ha/ano a mais que o capim - BRS Piatã usado como testemunha. Os pastos da BRS Paiaguás apresentaram bom controle de invasoras sob pastejo mais intensivo. Já na integração lavoura-pecuária é de fácil utilização com milho safrinha, para produção de forragem de outono-inverno e/ou de palhada para plantio direto. Sua dessecação requer baixas doses de glifosato. Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.

Embrapa faz parte dos mais de 500 expositores da Coopavel

A partir das 8h do dia 2, os portões estarão abertos aos visitantes. Serão cinco dias de exposição de tecnologias, com cerca de 500 expositores e mais de cinco mil demonstrações e experimentos.

O evento é promovido há 27 anos pela Coopavel Cooperativa Agroindustrial e visa levar ao produtor rural informações de como aumentar sua produtividade, seja de carne, leite, grãos, com melhoramento genético, pastagens, rações, maquinários para aves, suínos, peixes, caprinos e gado. Segundo a organização, são 720 mil metros quadrados de área para receber os visitantes, com estacionamento e entrada gratuitos e com toda infraestrutura de uma feira de grande porte.

Confira todas as novidades da Embrapa no Show Rural no hotsite: www.embrapa.br/evento/show-rural-2015

Assessoria de Imprensa no Show Rural
Jornalistas Larissa Morais e Lebna Landgraf
(43) 9994-2271 / soja.imprensa@embrapa.br

Eliana Cezar (MTb 15.410/SP)
Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3368-2142/ 3368-2150

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

show-rural-2015

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional
Produto: Cultivar convencional