01/08/17 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Grupo de pesquisa do CNPq debate ações para segurança alimentar e nutricional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Liliane Bello

Liliane Bello -

Foi realizada no início de julho a primeira reunião do grupo de pesquisa do CNPq Agricultura urbana e rural para a segurança alimentar e nutricional, liderado pelas pesquisadoras da Embrapa Agrobiologia Marta Ricci e Mariella Uzêda. Também estiveram presentes representantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Esse foi o primeiro passo para a elaboração de um planejamento de ações de segurança alimentar e nutricional.

De acordo com Uzêda, o ponto-chave do grupo de trabalho está relacionado à aproximação entre produção e consumo. “Atualmente, as áreas de produção de alimentos, urbanas e rurais, passam por uma grande dificuldade em estabelecer um processo concreto de transição agroecológica, visto que estão associadas a processos convencionais de comercialização que forçam a simplificação dos cultivos, buscando volume em lugar de diversidade”, explica. “Os meios de comercialização acessíveis para os agricultores orgânicos, por sua vez, não representam uma alternativa viável, pois só aceitam produtores já certificados”, complementa.

Tendo essa problematização em vista, a intenção do grupo de trabalho é iniciar um processo de documentação de experiências sobre comercialização direta, de forma a levar essa informação a grupos de agricultores com dificuldades nesse processo. “A ideia é documentar em vídeos técnicas, conhecimentos, formas de organização que facilitem essa transição agroecológica”, aponta a pesquisadora. 

Ela informa que também será feito um levantamento do perfil dos grupos coletivos de consumo que têm por objetivo a compra direta do produtor da agricultura familiar: “Assim poderemos entender o histórico desses grupos e sua missão, o perfil dos consumidores que deles fazem parte e o perfil dos agricultores fornecedores. Esperamos entender dificuldades e oportunidades que esses coletivos trazem quanto à geração de renda e estímulo à transição agroecológica.” 

Fazem parte desse grupo de trabalho do CNPq a Embrapa Agrobiologia, a Embrapa Agroindústria de Alimentos, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (AS-PTA), o Instituto de Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
 

Liliane Bello (MTb 01799/GO)
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 3441-1500

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

seguranca-alimentaragricultura-urbana