Adaptação de tecnologias e construção coletiva do conhecimento destinado à agricultura urbana na região metropolitana do Rio de Janeiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: CARVALHO, Henrique Martins Gianvecchio

É por reconhecer a crescente demanda do público urbano por conhecimentos voltados para a agricultura urbana que a Embrapa Agrobiologia estruturou este projeto, com o objetivo de desenvolver e adaptar tecnologias e capacitar produtores, a fim de potencializar esse tipo de agricultura no Rio de Janeiro, como um fator de promoção de segurança e soberania alimentar das populações dessas áreas. O projeto é desenvolvido em parceria com a associação Agricultura Familiar e Agroecologia (AS-PTA), com a Universidade Rural do Rio de Janeiro e com a Embrapa Agroindústria de Alimentos.
O tema da agricultura urbana está cada vez mais em evidência, considerando que até 2025 mais da metade da população mundial estará concentrada nas cidades, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU). O Governo Federal brasileiro já lançou o Programa Nacional de Agricultura Urbana, coordenado pelo então Ministério do Desenvolvimento Social – hoje Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, vinculado ao Ministério da Cidadania – que tem por objetivo potencializar as ações de segurança alimentar e nutricional e contribuir para a inclusão social.
O Rio de Janeiro conta com a segunda maior região metropolitana do Brasil, com uma população aproximada de 13 milhões de habitantes, possuindo diversos remanescentes agrícolas onde são cultivadas fruteiras, lavouras brancas, plantas medicinais e temperos. No entanto, a agricultura urbana possui muitas limitações nos aspectos sociais, políticos, ambientais, econômicos e técnicos, tendo particularidades que nem sempre são solucionadas pela aplicação de tecnologias utilizadas na agricultura familiar.
Tendo isso em vista, espera-se com este projeto solucionar limitações relacionadas à construção e ao manejo da fertilidade do solo e substratos, ao manejo da água utilizada na irrigação e à criação de sistemas de cultivo biodiversos, que possibilitem a máxima eficiência econômica produtiva e econômica.

Situação: em execução Data de Início: Sat Jun 01 00:00:00 GMT-03:00 2019 Data de Finalização: Fri May 31 00:00:00 GMT-03:00 2024

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder de projeto: Marta dos Santos Freire Ricci de Azevedo

Contato: marta.ricci@embrapa.br

Galeria de imagens