20/11/17 |   Manejo de Recursos Hídricos

Missão técnica na Argentina foca manejo de efluentes na produção animal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação - Grupo visita fazenda de produção de leite que utiliza o efluente gerado como fertilizante

Grupo visita fazenda de produção de leite que utiliza o efluente gerado como fertilizante

Entre os dias 06 e 15 de novembro, um grupo de pesquisadores da Rede ManureSouth realizou uma missão na Argentina com foco em manejo de resíduos e efluentes na produção animal.

O grupo participou de um congresso de produção animal, capacitação e visitas técnicas em fazendas de produção de leite que utilizam o efluente gerado como fertilizante para adubação.

Durante o congresso, de 06 a 09, os integrantes da rede organizaram um simpósio de indicadores ambientais para sistema de produção, abordando temas como impactos na biodiversidade do solo pelo uso de resíduos como fertilizante, fluxos de perda de nitrogênio pelos sistemas e indicadores de desempenho ambiental.

Ainda, em parceria com a Universidade de Córdoba, foi oferecido um curso de capacitação em manejo ambiental de sistemas leiteiros para 30 profissionais. O pesquisador Julio Palhares, da Embrapa Pecuária Sudeste, fez parte da missão técnica e ministrou uma aula sobre uso eficiente da água em produção de leite e cálculo da pegada hídrica. “Foi uma ótima oportunidade para trocar experiências entre os países e mostrar o que o Brasil está fazendo nessa área”, destacou Palhares.

O grupo também realizou, no dia 13, visitas técnicas a duas fazendas de produção de leite. Os produtores visitados investiram no manejo de todo efluente das propriedades, utilizado como fertilizante para adubação de áreas de pastagem.

No último dia da missão, a Rede teve uma reunião técnica com pesquisadores e extensionistas do INTA. Cada país apresentou sua realidade produtiva e ambiental. De acordo com Palhares, há muitas situações comuns entre os países como a falta de mão de obra capacitada, a dificuldade dos produtores em entender e aplicar as legislações ambientais, o uso dos resíduos como fertilizante e a reduzida utilização de tecnologias de tratamento de efluentes. “Há muitas experiências que o Brasil pode aplicar para sua realidade como o uso de indicadores ambientais para avaliar os sistemas de produção. No Chile, se o produtor cumpre com uma série de indicadores ele é bonificado em até 3% no valor do leite”, contou.

A Rede
A Rede ManureSouth, criada em 2010, faz pesquisas em manejo de resíduos e efluentes da produção de leite e desenvolve ações de transferência de tecnologia. Atualmente é composta por pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste, Universidade de Buenos Aires, Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina, Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária do Uruguai e Instituto Nacional de Investigação Agropecuária do Chile.

A próxima missão da Rede será no Chile em dezembro.

Gisele Rosso (MTb/3091)
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 3411-5625

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

producao-animalmanejojulio-palharesefluentesresiduosmissaoargentinarede-manuresouth