27/12/17 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Inscrições para projetos de Iniciação Científica serão abertas dia 29 de dezembro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: André Gonçalves

André Gonçalves - Chefe da Embrapa Amapá destacou importância do acesso de estudantes à rotina da pesquisa científica

Chefe da Embrapa Amapá destacou importância do acesso de estudantes à rotina da pesquisa científica

Estarão abertas, de 29 de dezembro de 2017 até 15 de fevereiro de 2018, as inscrições para projetos de Iniciação Científica (ensino superior e ensino básico) e projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que apresentem soluções de baixo custo para a gestão de serviços públicos no estado do Amapá. Os três editais das chamadas públicas foram lançados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), nesta quarta-feira, 27/12, no Palácio do Setentrião, sede do governo do Estado.

O evento reuniu o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Robério Nobre, representando o governador Waldez Góes; o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, além de outros gestores de órgãos da ciência e tecnologia, desenvolvimento rural, instituições de pesquisas e de ensino superior, e professores da rede estadual de ensino. Os projetos e bolsas serão financiados com recursos do tesouro estadual. O cronograma, público-alvo e outras informações estão detalhadas nos editais, neste link http://www.fapeap.ap.gov.br

O chefe-geral interino da Embrapa Amapá, Nagib Melém, ressaltou que estes editais são de grande importância para viabilizar o acesso de estudantes, do ensino superior e do básico, à rotina e desafios da pesquisa científica em geral. “A Embrapa está à disposição para se integrar cada vez mais nestas iniciativas de parcerias em nossa área de atuação”, acrescentou Melém, que participou do evento junto com o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento  substituto, pesquisador Adilson Lima. A diretora-presidente da Fapeap, Mary de Fátima Guedes dos Santos, lembrou que os editais referentes ao Programa de Rede Ciências (PRC) remetem a articulações iniciadas em 2016, por gestores e técnicos da Fapeap, Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Setec) e Universidade Federal do Amapá (Unifap). “Além das chamadas da Rede Ciências, para o ensino superior e básico, também temos neste momento o lançamento do programa PITI, que vai fomentar projetos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, que é uma parceria entre o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), a Setec, a Fapeap e o Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IEPA)”.

A diretora da Fapeap explicou que este órgão é vinculado à Setec, e visa induzir e incentivar pesquisa científica, tecnológica e inovação através do fomento a projetos de pesquisa básica para promover o desenvolvimento econômico e social do estado do Amapá. Com relação ao edital do programa PITI, o diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva, destacou que trata-se de um incentivo para induzir o desenvolvimento de suportes tecnológicos voltados para melhorar o atendimento às demandas dos usuários dos serviços públicos. Ele conheceu experiências bem sucedidas em vários estados e elaborou um modelo de estímulo para captação de propostas, de acordo com nossas demandas e necessidades identificadas no estado do Amapá.

Para o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, esta iniciativa de financiamento de projetos e bolsas fortalece não apenas as pesquisas, mas também a formação científica desde a educação básica abrindo perspectivas para fortalecer clubes de ciências, estruturas para a pesquisa científica no próprio ambiente das escolas, como também tem o mérito de consolidar uma rede entre universidades, escolas e instituições de pesquisas. Pontes acrescentou que uma equipe da Setec e Fapeap estará à disposição para esclarecer dúvidas na elaboração de projetos, durante as visitas técnicas itinerantes às instituições de pesquisas, universidades e escolas.   

Chamadas

A Chamada Pública de Nº. 005/2017 - Programa de Inovação com Tecnologia da Informação – PITI, Implantação, Integração e Manutenção de Sistemas, tem como objetivo proporcionar o fomento a projetos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), assim como estimular iniciativas inovadoras relevantes que proporcionem soluções de baixo custo para a gestão dos serviços públicos no Estado do Amapá. É direcionado a pessoas físicas residentes, há no mínimo cinco anos no Estado do Amapá, que apresente uma ideia inovadora, que estejam regularmente matriculadas em cursos de graduação ou pós-graduação em Instituição de Ensino Superior pública e privada sediada no Estado do Amapá que apresentem uma ideia inovadora.

O segundo edital é da Chamada Pública N° 006/2017 do Programa de Rede Ciências – PRC/ Projetos de Iniciação Científica Superior que prevê o fortalecimento da pesquisa e a valorização da inovação tecnológica de forma a incentivar a integração, na prática das atividades científicas, das instituições de ensino superior ou pesquisa com o ensino básico. E ainda, apoiar projetos e concessão de bolsas de iniciação científica com o objetivo de desenvolver competências e habilidades científicas em aluno de graduação, contribuindo para a formação de recursos humanos e estimulando o senso crítico e sua inserção na ciência.

A última é a Chamada Pública N° 007/2017 do Programa Rede Ciências – PRC Projetos de Iniciação Científica no Ensino Básico que visa incentivar a integração da ciência com a prática das atividades escolares, além da inovação tecnológica. E ainda, apoiar projetos e concessão de bolsas de iniciação científica ao aluno do ensino básico, com objetivo de desenvolver competências e habilidades científicas, estimular o senso crítico e sua inserção na ciência.

Dulcivânia Freitas (DRT_PB 1.063/96)
Embrapa Amapá

Contatos para a imprensa

Telefone: 0xx96-3203-0287

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/