18/09/18 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Nova configuração imprime maior dinamismo ao site Hortaliça não é só Salada

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Henrique Carvalho

Henrique Carvalho -

Quem costuma acessar o portal da Embrapa Hortaliças para conferir as novidades vai encontrar uma mudança no título de um dos links que costumam figurar na página: o “Hortaliças na Web” foi substituído pelo “Hortaliça não é só Salada”. Dessa forma, o que remetia para uma seção do site passou a intitular todo o conteúdo criado para informar, esclarecer e estimular o consumo de hortaliças.

A novidade não para aí. A principal delas é que o site também traz algumas novas configurações que, de acordo com a pesquisadora Milza Lana, idealizadora da página, vai permitir o seu acesso por meio de várias ferramentas. “O objetivo da formatação foi tornar mais eficiente o seu acesso por meio de plataformas que as pessoas já utilizam, como o celular e as redes sociais”, acentua a pesquisadora. “O antigo formato não permitia essa facilidade”, emenda.

“As mudanças permitem a adaptação do conteúdo a qualquer dispositivo móvel e, é importante ressaltar, sendo tecnicamente responsivo o novo visual não alterou o conteúdo”, explica o analista Henrique Carvalho, responsável pela operacionalização da página na internet. “Para acessar pelo celular, por exemplo, uma determinada receita de hortaliça basta abrir a página e no menu vai encontrar as diversas opções oferecidas”, sublinha Carvalho.

Outro aspecto importante desse formato também pode ser conferido com relação à série de cartilhas que trazem informações de como comprar, como conservar e como consumir hortaliças, complementadas com receitas simples e práticas para cada hortaliça contemplada. Anteriormente restritas a um sistema informatizado para gestão de acervos impressos e digitais da Embrapa, as cartilhas só podiam ser lidas ou impressas por meio da biblioteca.  O novo formato mudou isso.

“Agora, dentro do “Hortaliça não é só Salada”, na seção referente a publicações pode-se clicar e abrir direto no site para fazer o download dessas cartilhas, sem precisar passar pela biblioteca da Embrapa”, destaca Milza.

Em construção

Uma característica do “Hortaliça não é só Salada” é a periódica inserção de novos conteúdos. Aos cinco eixos atuais do programa – “Como comprar, conservar e consumir”, “Quem quer saúde vai à feira”, “Hortaliças e dinheiro não se jogam fora”, “Como obter o melhor de cada hortaliça” e “Hortaliça combina com todas as refeições” – deverá ser acrescentado “O melhor de cada hortaliça”, que está sendo construído pela pesquisadora.

“Com esse novo conteúdo, a ideia é indicar os temperos que mais combinam com cada hortaliça e explicar quais as alterações referentes ao valor nutricional desses alimentos durante o processo de cozimento”, adianta Milza.

Presença

O site “Hortaliça não é só Salada” marca presença também no Seminário Internacional União Europeia – Brasil sobre “Perdas e Desperdício de Alimentos em Cadeias Agroalimentares: Oportunidades para Políticas Públicas”, que acontece dia 20 de setembro, a partir de 8h30, na sede da Embrapa, em Brasília/DF.

 

 

Anelise Macedo (MTB 2.749/DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385.9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

hortalicasdesperdicioperdaconsumo-conscientesite