14/12/21 |   Comunicação

Hortaliças em Revista: publicação descreve características relevantes de novas cultivares de melão e pimenta

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A última edição do ano da publicação Hortaliças em Revista, que já pode ser acessada no portal da Embrapa Hortaliças, apresenta duas novas cultivares já aprovadas pelas respectivas cadeias produtivas: o melão amarelo BRS Anton e a pimenta habanero BRS Araçari. A edição nº 33 também traz um balanço dos cursos on-line oferecidos pela Embrapa Hortaliças que, com uma boa diversidade de temas, já estão consolidados como uma plataforma de transferência de tecnologias bastante eficaz .

A matéria de capa destaca notadamente as vantagens competitivas do BRS Anton, adaptada às condições ambientais da região do Vale do São Francisco, frente a outras cultivares – 35 t/ha de produtividade (a média nacional é de 25 t/ha) e resistência a três raças do fungo do oídio (doença que atinge as principais regiões produtoras do País). Outra característica da cultivar é a sua boa adaptação a outras áreas de cultivo no Nordeste, a exemplo do Vale do Açu (Rio Grande do Norte) e a região do Baixo Jaguaribe (Ceará).

Os atributos do BRS Anton vão ainda mais além, sendo que o seu principal diferencial é a qualidade dos frutos do ponto de vista da resistência pós-colheita, facilitada pela maior rugosidade e espessura de sua casca, que reduzem os danos que ocorrem durante o transporte e alteram a qualidade de sua polpa.

Com relação à BRS Araçari, chama a atenção a sua versatilidade, já que apresenta aptidão para atender tanto o mercado de frutos frescos como a agroindústria na produção de molhos, geleias, mostardas e patês, entre outros processados.

 

Seções

As páginas dedicadas aos artigos opinativos trazem as assinaturas dos pesquisadores Warley Nascimento e Alberto Duarte Vilarinhos, autores do texto sobre o Ano Internacional de Frutas e Hortaliças. Na seção Desafios da Olericultura, o pesquisador Fábio Suinaga assina o artigo “Gestão conservadora ou inovadora dos ativos tecnológicos de alface: qual a melhor opção”?

Na seção Tome Nota, destaque para a recente inserção do grão-de-bico no Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC). Com isso, a leguminosa passa a fazer parte das culturas menos expostas às consequências das mudanças climáticas, tendo em vista que o ZARC possibilita ao produtor identificar a melhor época com menor risco de plantio.

A batata BRS Potira é o foco da seção Foco na Hortaliça. Desenvolvida pela área de melhoramento genético da Embrapa Clima Temperado, com a participação da Embrapa Hortaliças, a cultivar pode ser destinada tanto à indústria como para consumo in natura. Outra importante característica é o seu potencial produtivo, que pode chegar a mais de 50 toneladas por hectare.

Já a página da “Receita” traz o agrião como hortaliça da vez. Além da sugestão de preparo, com o filé de linguado com agrião e alho-poró, a seção traz dicas sobre como comprar, conservar e consumir essa hortaliça folhosa.

Anelise Macedo (MTB 2.749/DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (¨1) 3385-9100

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

hortalicasembrapa-hortalicashortalicas-em-revistarevista