03/03/23 |   Melhoramento genético

BRS Araçari reforça time de pimentas presentes no catálogo de vendas de empresa produtora de sementes

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Henrique Carvalho

Henrique Carvalho -

Mais uma cultivar de pimenta desenvolvida pelo programa de melhoramento de pimentas (Capsicum) da Embrapa Hortaliças será incluída no portfólio da ISLA Sementes, empresa que produz e comercializa sementes de hortaliças, flores, temperos, ervas e árvores: a partir de março de 2023, BRS Araçari passa a integrar a família de cultivares formada pela BRS Tuí, BRS Mari, BRS Seriema, BRS Juruti e BRS Nandaia, cujas sementes já são comercializadas pela empresa.

Com isso, a cadeia produtiva de pimentas, em sua maior parte formada por agricultores familiares, ganha mais uma opção de cultivo com a oferta de um material com características diferenciadas – a coloração amarela, baixa pungência e o aroma pronunciado de seus frutos distinguem a BRS Araçari das demais cultivares de pimenta do grupo habanero disponíveis no mercado, com potencial para atender tanto o mercado de frutos frescos como o de produção de geleias, chutneys, mostardas e outros molhos. Este último em expressivo crescimento, de acordo com a pesquisadora Cláudia Ribeiro, coordenadora do programa.

“Como o consumo de pimenta in natura, apesar de crescente, ainda é relativamente baixo, o que temos observado é que a demanda dos agricultores, em sua maioria, refere-se à oferta de uma matéria-prima de qualidade, com foco na indústria de processamento”, registra a pesquisadora. Um desafio que a BRS Araçari promete contemplar, tendo em vista suas características – porte elevado, que favorece as colheitas manual e mecanizada, produtividade (13 toneladas por hectare em campo aberto e 36 toneladas por hectare em cultivo protegido, em três meses de colheita).

A resistência aos nematoides-das-galhas - Meloidogyne incoógnita e M.Javanica - espécies que provocam danos à cultura, assim como a resistência intermediária a bactérias do complexo Ralstonia, agente da murcha-bacteriana. “Essas características  conferem à cultivar um referencial a mais de atração para os produtores que procuram um material mais resistente a essas ameaças ao cultivo”, pontua Ribeiro, que chama a atenção para questões que devem ser consideradas pelos produtores.

Segundo ela, a pimenta BRS Araçari é exigente em calor, tolerante a baixas temperaturas e sensível a geadas – em regiões mais frias deve ser cultivada, preferencialmente, nos meses de temperaturas mais altas que favorecem a germinação das sementes, o desenvolvimento da planta e a frutificação.

Anelise Macedo (MTB 2.749/DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

hortalicasembrapa-hortalicasparceriapimentaspimentabrsaracaribrs-aracari