13/11/15 |   Agroindústria

Seminário discute situação das agroindústrias do Acre

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Priscila Viudes

Priscila Viudes - Curso de Boas Práticas de Fabricação Agroindustrial

Curso de Boas Práticas de Fabricação Agroindustrial

Na próxima quinta e sexta-feira (19 e 20 de novembro), técnicos, extensionistas, pesquisadores, profissionais da área de alimentos, dirigentes de agroindústrias e produtores rurais participam do Seminário de Agroindústria de Frutas do Acre. O evento será realizado no auditório do Senar e tem o objetivo de identificar os eixos prioritários para a construção do Plano Estadual de Agroindústrias.

"Queremos promover um debate entre todos os elos da cadeia produtiva, ficando aspectos que vão desde a concepção da planta industrial até a qualidade do produto final, oferecido ao consumidor", afirma Francisco de Assis Silva, analista da Embrapa Acre, um dos organizadores do Seminário.


Atualmente, o Acre conta com cerca de 30 agroindústrias de frutas, que processam, principalmente, polpa de frutas. A Embrapa realizou um diagnóstico econômico, gerencial e tecnológico em 18 empreendimentos, em que 44% são cooperativas localizadas em áreas próximas às propriedades dos agricultores e a principal matéria-prima processada é o açaí. "A carência tecnológica, a baixa escala de produção e a comercialização são alguns dos gargalos das agroindústrias acreanas. Apesar disso, grande parte delas convive com as adversidades e continua operando", destaca Silva.


O levantamento e o seminário fazem parte do projeto "Ações de Transferência de Tecnologia para modernização de Agroindústrias Familiares do Acre", executado desde 2011 pela Embrapa. O projeto realizou também sete capacitações, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, para extensionistas e empreendedores.

Seminário

O evento é resultado da parceria entre Embrapa, Instituto de Colonização Agrária (Incra), Governo do Estado do Acre, Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Segundo Francisco de Assis Silva, a ideia é debater sobre três eixos: legal, tecnológico e estrutural, que engloba logística, aspectos econômicos e de mercado. "Vamos formar grupos de trabalho e esperamos identificar os gargalos que limitam a expansão das agroindústrias, estabelecer prioridades e encaminhamentos para subsidiar a elaboração do Plano Estadual de Agroindústrias", afirma.

Serviço

I Seminário de Agroindústria de Frutas do Acre

Data: 19 e 20 de novembro de 2015

Local: Auditório do Senar (R. Guiomard Santos, 335 - Bosque, Rio Branco – AC)

Informações: (68) 3212-3401 / acre.eventos@embrapa.br

Programação: acesse aqui

 

 

Priscila Viudes (DRT 030/MS)
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: ¨(68) 3212-3250

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

amazoniaagricultura-familiarassistencia-tecnicaagroindustria