16/09/22 |   Agricultura familiar  Transferência de Tecnologia

Embrapa Roraima e parceiros realizam Dia de Campo do Caju em Normandia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Havanir Vitória

Havanir Vitória - Amostra do caju

Amostra do caju

Na última sexta-feira, a Embrapa Roraima realizou, com apoio de órgãos públicos estaduais e municipais, o “Dia de Campo do Caju”, no município de Normandia. O objetivo do evento foi observar o desenvolvimento de plantios de caju em áreas do município. A Embrapa Roraima, com apoio da Embrapa Agroindústria Tropical, viabilizou a formação de mudas enxertadas com cultivares melhoradas de caju, as quais foram produzidas com o apoio de técnicos e agricultores locais.

Essas plantas deram origem a implantação de quatro jardins clonais. Como estratégia adotada para fortalecer Polo de Produção de Caju no Município, os jardins clonais fornecerão material adequado para a formação de plantas enxertadas, disponibilizando material para porta-enxerto e copa, visando a obtenção de mudas com qualidade para a implantação de cultivos comerciais.

Segundo Lourenço de Souza, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Roraima, em exercício, “as atividades promovem a agricultura familiar através da transferência de tecnologias apropriadas para o Estado, as cultivares fornecidas e as técnicas de enxertia repassadas, fazem parte dos sistemas de cultivos mais avançados na cajucultura mundial, sendo as tecnologias da Embrapa referência para o setor”.

O dia de campo contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas, entre agricultores e técnicos agrícolas, que assistiram a palestra de Gustavo Saavedra, pesquisador e chefe geral da Embrapa Agroindústria Tropical, que falou sobre os desafios e oportunidades para a cajucultura brasileira e de Roraima.

Edvan Chagas, chefe-geral da Embrapa Roraima, enfatizou que “o desenvolvimento de polos produtivos no Estado deve obrigatoriamente ser incentivado com o uso de tecnologias adequadas e modernas, onde a sinergia entre as instituições permite ações mais estruturantes e assertivas nesse sentido, inclusive discutindo não somente as questões técnicas, mas de todos os elos da cadeia”.

Segundo lideranças públicas da agricultura estadual, o evento "faz parte das ações estratégicas para agroindustrialização do Caju no Estado, fazendo com que essa produção saia do campo objetivando chegar ao consumidor de forma lucrativa para o produtor”.

Assessoria de Comunicação Embrapa Roraima
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4009-7114

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

dia-de-campocajuenxertiapolo-producao-de-cajucajuculturajardins-clonais