03/10/22 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Embrapa participa de tenda agroecológica no Congresso Brasileiro de Nutrição

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Liliane Bello

Liliane Bello - Embrapa coordena roda de conversa sobre “Interconexões entre agrobiodiversidade, comida e saúde

Embrapa coordena roda de conversa sobre “Interconexões entre agrobiodiversidade, comida e saúde"

A Faculdade de Nutrição (Fanut) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promove um debate sobre produção e consumo de alimentos agroecológicos, durante o XXVII Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran), um dos maiores eventos da área na América Latina. A Embrapa Alimentos e Territórios participa da Tenda Agroecológica É-Comida! Instalação Artística e Pedagógica em Agroecologia, Nutrição e Saúde, espaço inovador que acontece pela primeira vez no Conbran e será coordenado pela professora da Fanut, Islandia Bezerra.

Com o tema  “Nutrição nas diferentes fases da vida: desafios para a promoção da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional”, o congresso ocorre de 4 a 7 de outubro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. A organização é da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) e Associação Alagoana de Nutrição (ALNut).

Na Tenda Agroecológica serão promovidos círculos de cultura, nos quais serão debatidos temas que se conectam com alimentação e nutrição com ênfase em agroecologia. A roda de conversa “Interconexões entre agrobiodiversidade, comida e saúde” ocorrerá na manhã de 6 de outubro e será coordenada pela pesquisadora da Embrapa Priscila Zaczuk Bassinello. A tenda ficará logo na entrada do Centro Cultural Ruth Cardoso, aberta também ao público externo.

“Contarmos com a parceria dos pesquisadores e pesquisadoras da Embrapa Alimentos e Territórios na tenda nos possibilita ampliar o debate sobre agricultura-alimentação-nutrição de forma ímpar”, diz Islandia. “Teremos a oportunidade de discutir/debater a partir dos olhares e dos diferentes campos do conhecimento que nos conectam hoje e sempre: sociedade-natureza”, explica a coordenadora, presidenta da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).

A proposta, como uma “atividade integradora no maior evento científico da área, dialoga e converge com a concepção de pesquisadoras e pesquisadores que defendem o fortalecimento da agricultura familiar, camponesa e agroecológica, como sendo o caminho para impulsionar o acesso à comida de verdade e, assim, promover a saúde das pessoas e do planeta”, acrescenta Islandia.

“O mundo todo enfrenta grandes desafios para a segurança alimentar e nutricional. A fome disparou em vários continentes e políticas públicas com respostas rápidas são cada vez mais urgentes. Dentro deste cenário, é preciso estabelecer um debate consequente sobre a alimentação e nutrição, em uma perspectiva crítica que exige visão ampliada para as diferentes fases da vida”, de acordo com os organizadores do congresso.

No entorno da tenda será realizada a exposição Feira É-Comida e Arte com a presença de vários coletivos do estado, para expor riquezas culturais, como manifestações artísticas e artesanatos, além de alimentos ou preparações que caracterizam a cultura alimentar de Alagoas. Povos originários de diferentes etnias do estado e representantes de comunidades quilombolas, camponesas e camponeses estarão presentes.

A programação inclui vários diálogos a respeito de agroecologia, alimentação, nutrição e saúde. Os eixos do congresso contemplam painéis científicos, mesas-redondas e ciclos de debates sobre Nutrição Clínica, Saúde Coletiva, Nutrição em Esportes, Alimentação Coletiva, Nutrição em Fitoterapia, Tecnologia de Alimentos, Educação Alimentar e Nutricional, Formação e Empreendedorismo.

Notícia atualizada em 5/10/22

Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948)
Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Telefone: (82) 3512-2140

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

alagoasalimentosnutricaoagroecologiacongresso