31/10/22 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Coalizão global lança na COP 27 compromisso contra o desperdício

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Gustavo Porpino

Gustavo Porpino - Londres venceu prêmio da categoria redução do desperdício no Fórum do Pacto de Milão, no Rio de Janeiro

Londres venceu prêmio da categoria redução do desperdício no Fórum do Pacto de Milão, no Rio de Janeiro

A 27ª sessão da Conferência das Partes, a COP 27, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) de 7 a 18 de novembro, em Sharm El-Sheihk, no Egito, contará com o lançamento do #123Pledge (#compromisso123), uma iniciativa da coalizão global “Food is never waste” para engajar mais empresas, cidades e países nas ações de mitigação do desperdício de alimentos. O compromisso faz referência ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12.3, que estabelece a meta de redução de perdas e desperdício de alimentos em 50% até 2030.

A nova iniciativa envolve a rede Champions 12.3, que recentemente esteve reunida em Nova York, durante evento pré-COP 27 na semana do clima, que ocorre tradicionalmente em paralelo à Assembleia Geral da ONU. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a ONU Meio Ambiente (PNUMA) e o World Resources Institute (WRI) lideram o #compromisso123 com apoio da Waste and Resources Action Programme (WRAP, Reino Unido). O Brasil, um dos países signatários da coalizão global, está sendo convidado para apresentar seus planos de ação para o ODS 12.3 durante a COP 27.

Em webinário com os membros da coalizão e rede Champions 12.3, ocorrido em 28 de outubro, o CEO da WRAP, Richard Swannel, salientou que o caminho a ser percorrido por empresas, cidades ou países que almejam se engajar mais no alcance do ODS 12.3 é estabelecer metas claras, colocar em prática planos de mensuração dos pontos críticos da cadeia produtiva de alimentos e usar a quantificação para apontar as decisões a serem tomadas.

Para Clementine O’Connor, ponto focal da ONU Meio Ambiente sobre desperdício de alimentos, o compromisso é uma oportunidade para os países integrarem mais o tema alimentos nas estratégias nacionais de mitigação das mudanças climáticas. “A redução do desperdício já aparece nos compromissos assumidos por 21 países no Acordo de Paris, e boas práticas tais como redistribuição de alimentos excedentes ou reaproveitamento de resíduos orgânicos podem ser salientadas no compromisso123”, destaca.

“O Brasil já delineou uma estratégia nacional para redução de perdas e desperdício de alimentos, em 2018, mas que precisa ser revisitada e atualizada. O Grupo de Trabalho sobre o tema, liderado pelo Ministério da Agricultura e concluído recentemente, apontou algumas oportunidades de ação para os órgãos públicos da esfera federal”, comenta o analista da Embrapa Alimentos e Territórios, Gustavo Porpino, que atua como representante do Brasil na coalizão “Food is never waste”. Segundo Porpino, a redução do desperdício de alimentos é um tema de elevada importância ambiental e social, e uma forma sustentável de os países ampliarem a oferta de alimentos e fortalecerem ações de enfrentamento à fome.

A chamada para ação do #compromisso123 será disseminada pela FAO, WRI e PNUMA entre os países, que poderão desenvolver iniciativas locais para engajar também cidades, empresas e organizações não governamentais (ONGs). O chamado #compromisso123 prevê iniciativas que busquem reduzir o desperdício de alimentos em 25% até 2030, e podem ser específicas para determinadas cadeias produtivas de alimentos ou determinados elos da cadeia produtiva, tais como produção, varejo ou consumo, por exemplo.

Gustavo Porpino (MTb 648/RN)
Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Telefone: (82) 3512-3400

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

alimentosdesperdicio-de-alimentoscombate-a-fomecop-27