07/11/22 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa participa de 2ª edição do Rio Innovation Week

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Kadijah Suleiman

Kadijah Suleiman - Estande da Embrapa na 1ª edição do Rio Innovation Week em janeiro de 2022

Estande da Embrapa na 1ª edição do Rio Innovation Week em janeiro de 2022

Os visitantes da segunda edição do Rio Innovation Week (https://rioinnovationweek.com.br/) poderão conhecer tecnologias e inovações desenvolvidas pela Embrapa, no estande da empresa localizado no espaço AgroRio Tech do evento, que acontece de 8 a 11 de novembro no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Também haverá degustação de produtos vegetais – com características de sabor, textura e aparência similares aos feitos com produtos de origem animal - desenvolvidos em parceria com a empresa Amazonika Mundi e que têm a fibra de caju como um dos ingredientes. O Amazonika Burger, o Siriju e a Kafta Amazonika já são, inclusive, comercializados em mercados do país.

Segundo André Dutra, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos, a participação da Embrapa tem como finalidade mostrar à sociedade e, principalmente, à área de agronegócio do estado do Rio, algumas das inovações e contribuições da Empresa junto ao setor produtivo. “O propósito é fortalecer, cada vez mais, a importância de pesquisa, desenvolvimento e inovação no agro, com foco na sustentabilidade, e proporcionar ao setor produtivo o conhecimento de oportunidades no desenvolvimento de projetos em parceria com a Embrapa”, explica.

Ele acrescenta que serão apresentados, no estande, produtos desenvolvidos pela Embrapa e parceiros privados e que já são comercializados no mercado. “Dessa forma, fortalecendo a nossa capacidade de servir ao setor produtivo e, principalmente, a sociedade sendo que, no caso da Embrapa Agroindústria de Alimentos e da Embrapa Uva e Vinho, servir aos consumidores com produtos diferenciados para o mercado cada vez mais exigente e responsável sobre as questões ambientais”.

 

Tecnologias e ativos para parceria no estande da Embrapa

Corante natural em pó para alimentos obtido a partir da casca da jabuticaba: Desenvolvido pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, o produto em pó é obtido a partir da casca da jabuticaba para utilização como corante natural em alimentos processados como cápsulas de suplemento alimentar. É rico em antocianinas, pigmentos naturais responsáveis pela coloração de rosa a roxo de frutas, hortaliças e flores.

Edamame: A cultivar de soja BRS 267 pode ampliar o consumo de um alimento ainda pouco conhecido no Brasil, o edamame. A cultivar produz grãos grandes, de sabor suave, que apresentam textura similar a outras leguminosas como grão-de-bico, ervilha verde e alguns tipos de feijões. O preparo é fácil, com rápido cozimento, e pode ser consumida em lanches como snacks, ou compor pratos como sopas e saladas. Como potencial produto de nicho, o cultivo da soja para edamame é uma boa opção para agricultores familiares e orgânicos.

Para o consumo do produto, a Embrapa realizou procedimentos para estabelecer as etapas e condições de processo de cozimento que possam ser facilmente reproduzidos em cozinhas ou agroindústrias familiares. O trabalho de pesquisa e transferência de tecnologia da cultivar reúne equipes da Embrapa Soja (PR), Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), Embrapa Trigo (RS) e Embrapa Agrobiologia (RJ).

Embalagens articuladas para frutas: Embalagens para manga, morango, mamão e caqui visando facilitar transporte, manuseio e exposição das frutas, além da manutenção da qualidade e extensão da vida útil. As embalagens foram desenvolvidas pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e Instituto de Macromoléculas (IMA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) levando-se em consideração o padrão internacional de paletes (suporte usado para organizar grande quantidade de caixas) para transporte e movimentação de cargas nacionais e internacionais. A matéria-prima para produção das embalagens pode contar, ainda, com uma composição de plástico e fibra vegetal, o que torna as embalagens sustentáveis em relação ao meio ambiente.

Specsolo: A Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) levará para a Rio Innovation Week o Specsolo, tecnologia inovadora que tem a vantagem de analisar as amostras de solo de forma não destrutiva, rápida e econômica. Dezenas de parâmetros de fertilidade (carbono orgânico do solo, pH, cálcio, magnésio, fósforo, potássio dentre outros) e física do solo (argila, silte e areia) podem ser analisados simultaneamente em apenas 30 segundos. A análise convencional demora dias para apresentar os mesmos parâmetros.

BRS Lorena: Os visitantes poderão degustar, na taça, uma grande inovação da vitivinicultura brasileira: os vinhos tranquilo e frisante elaborados com a BRS Lorena, cultivar brasileira de uva branca, com sabor moscatel, desenvolvida pela Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS). Desde 2001, ela está sendo cultivada em diferentes regiões do país como uma alternativa para qualificar a produção do vinho nacional.

Além do seu sabor incofundível que conquista, ela apresenta como principais benefícios uma alta produtividade (25-30 t/ha) e é resistente à podridão cinzenta da uva, permitindo que a colheita seja efetuada em plena maturação, mesmo em anos chuvosos. Também é tolerante ao míldio e ao oídio, sendo uma alternativa para sistemas de produção integrada e de produção orgânica. A BRS Lorena integra o portfólio de cultivares criadas e disponibilizadas à sociedade brasileira pelo Programa de Melhoramento Genético ‘Uvas do Brasil’, coordenado pela empresa de pesquisa, como uma forma de qualificar e dar maior competitividade à vitivinicultura nacional.

 

Serviço:

Evento: Rio Innovation Week
Período: 8 a 11 de novembro
Estande da Embrapa: Espaço AgroRio Tech
Local: Píer Mauá, Zona Portuária, Rio de Janeiro
Site do evento: https://rioinnovationweek.com.br/

Kadijah Suleiman (MTb 22.729/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Contatos para a imprensa

Viviane Zanella (MTb 14.404)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Carlos Dias (MTb 20.395/RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

embrapa-2-edicao-rio-innovation-weekevento