24/05/23 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Embrapa promove oficinas sobre experiências turísticas em Alagoas, Sergipe e Pernambuco

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arte de Luciana Fernandes

Arte de Luciana Fernandes - Objetivo é capacitar agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais para construção de estratégias de valorização dos territórios

Objetivo é capacitar agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais para construção de estratégias de valorização dos territórios

Uma equipe técnica da Embrapa, com apoio da empresa Lab Turismo, promove visitas técnicas e oficinas sobre experiências turísticas, entre 22 de maio a 1° de junho, em municípios dos estados de Alagoas, Sergipe e Pernambuco. O objetivo é capacitar agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais para a elaboração dos planos estratégicos para a valorização dos territórios selecionados pelo projeto chamado “Paisagens Alimentares”.

As experiências incluem as catadoras de mangaba de Indiaroba (SE), os agricultores do Assentamento Nova Esperança, em Olho d'Água do Casado (AL), os produtores de doces e bebidas derivados de frutas de Palmeira dos Índios (AL), e as marisqueiras de Barra de Sirinhaém e da comunidade quilombola de Rio Formoso (PE). As visitas e capacitações ocorrem de 22 a 25 de maio, em Indiaroba e São Cristóvão; de 25 a 27 de maio, em Olho d'Água do Casado; em 29 e 30 de maio, em Palmeira dos Índios; e de 30 de maio a 1° de junho, em Rio Formoso e Sirinhaém.

Essas atividades integram o projeto de inovação social “Potencializando o turismo em paisagens alimentares da região Nordeste do Brasil, nos cenários de mudanças climáticas e de pós-pandemia Covid-19”, coordenado pela Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió, AL) e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto baseia-se na multifuncionalidade da agricultura, englobando aspectos de valorização dos patrimônios cultural, alimentar, agrícola e ambiental. Assim, tem por objetivo a diversificação de produtos turísticos e de fontes de emprego e renda e a conservação da biodiversidade a partir do seu uso como base em atrativos turísticos.

De acordo com Aluísio Goulart, supervisor de Inovação e Tecnologia da Embrapa e coordenador do projeto, “esta etapa intermediária do projeto possibilitará aos atores dos territórios participarem ativamente da construção de estratégias de valorização dos territórios a partir das experiências preexistentes e dos potenciais turísticos identificados”. As ações buscam agregar valor aos recursos locais, por meio do turismo de experiência, projetado e pensado de forma coletiva, como instrumento de desenvolvimento local e de valorização territorial.

Nadir Rodrigues (MTb 26.948/SP)
Embrapa Alimentos e Territórios

Contatos para a imprensa

Telefone: (82) 3512-3400

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/