11/09/23 |   Comunicação  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Adega Chesini lança o vinho Lorena Ativa na Wine South America

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Viviane Zanella

Viviane Zanella - Lorena Ativa é a nova aposta da Vinícola Chesini

Lorena Ativa é a nova aposta da Vinícola Chesini

Um vinho branco com maior quantidade de compostos benéficos à saúde, como polifenóis e resveratrol, o Lorena Ativa, é a nova aposta da Adega Chesini (Farroupilha-RS).  O vinho é resultado de uma técnica desenvolvida pela Embrapa Uva e Vinho e será apresentado ao mercado durante a Wine South America, que começa hoje, 12, e segue até o dia 14 de setembro, no Parque da Fenavinho, em Bento Gonçalves (RS).

Diversificar o portfólio e oferecer um vinho branco com benefícios para a saúde foram os fatores decisivos para Ricardo Chesini, enólogo e proprietário da Vinícola, buscar a alternativa tecnológica disponibilizada, via contrato de transferência tecnológica, com a Embrapa. “Já temos vinhos com a uva BRS Lorena e os consumidores gostam muito. Temos certeza que vamos ter muitos clientes interessados neste vinho diferenciado,” avalia.

O Lorena Ativa combina três tecnologias da empresa de pesquisa: a uva branca aromática BRS Lorena, originária do Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”;  a utilização da levedura autóctone Saccharomyces cerevisiae 1vvt97, isolada pela equipe de Microbiologia da Unidade, e um protocolo inovador de vinificação, com detalhes precisos de maceração e fermentação, de forma a promover uma extração adicional de compostos da casca e da semente.

Segundo o pesquisador Mauro Zanus, da área de enologia da Unidade de Bento Gonçalves, que liderou os trabalhos de desenvolvimento da tecnologia, foi um desafio conseguir elaborar um vinho branco com maior teor de antioxidantes, com cor, aroma e paladar atraentes. “Testamos diversas variedades de uvas e sistemas de fermentação e maceração antes de chegar em um protocolo adequado. Nada melhor do que poder degustar um vinho e saber que, além do prazer, está contribuindo para a nossa saúde”, destaca Zanus.

O vinho Lorena Ativa apresenta uma cor amarelo dourado, com notas cítricas, lembrando a lima e um caráter floral e de especiarias (cidreira). Tem um sabor moscatel, com bom volume de boca e boa persistência. Sua graduação alcoólica é de 11,5%.

Segundo análises laboratoriais, o vinho Lorena ativa apresenta compostos bioativos, como polifenóis, em quantidade de 3 a 4 vezes superior aos vinhos brancos que não são submetidos a esse processo controlado de maceração com a casca e sementes da uva. Outros compostos naturais, como a quercetina e o afamado resveratrol, são encontrados em quantidades bastante superiores aos vinhos brancos normais disponíveis no mercado.

O pacote tecnológico repassado à Adega Chesini está à disposição de outras vinícolas ou produtores interessados para exploração comercial. Os interessados podem entrar em contato com o Setor de Prospecção de Avaliação de Tecnologias (SPAT) da Embrapa Uva e Vinho pelo telefone: (54) 3455-8082 ou pelo e-mail cnpuv.spat@embrapa.br.

 

BRS Lorena

BRS Lorena

A BRS Lorena foi criada a partir do cruzamento das uvas Malvasia Bianca e a Seyval, em 1986, e lançada para plantio comercial em 2001. É uma cultivar de uva branca de ciclo precoce, com alta produtividade (25 a 30 toneladas por hectare), vigor moderado, e capaz de atingir boa maturação e níveis elevados de açúcar (20 a 22 graus Brix, escala que mede a doçura da fruta), com acidez equilibrada. A cultivar é adequada à elaboração de vinho branco tranquilo, frisante, licoroso e suco. É resistente à podridão cinzenta da uva, permitindo que sua colheita seja efetuada em plena maturação, mesmo em anos chuvosos. Apresenta boa tolerância ao míldio e ao oídio, sendo uma alternativa para sistemas de produção integrada (PIUP) e orgânica (PO).  A BRS Lorena está plenamente adaptada para cultivo nas condições ambientais brasileiras, sendo produzida nas regiões Sul (RS, SC e PR), Sudeste (SP, ES e MG), Centro-Oeste (GO e MT)  e no Vale do São Francisco.  Os interessados em cultivar a BRS Lorena podem fazer a compra de mudas diretamente nos viveiristas licenciados pela Embrapa.

Viviane Zanella (MTb 14.400/RS)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: (54) 3455- 8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/