19/10/23 |   Transferência de Tecnologia  Gestão ambiental e territorial

Sucessão familiar será o tema de encontro de jovens rurais em Valinhos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ivan Alvarez

Ivan Alvarez - Propriedade em Valinhos, SP.

Propriedade em Valinhos, SP.

Jovens nascidos na zona rural e seus pais e mães, produtores rurais, lideranças agrícolas e gestores públicos da região do Circuito das Frutas, estarão reunidos em Valinhos, SP, em 25 de outubro, em um fórum organizado pela Embrapa Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura do município, para compartilhar suas percepções sobre a vida no campo e formas de melhorar as condições de residência e trabalho na zona rural.

No projeto "Subsídio a políticas públicas para incentivo da produção agrícola sustentável periurbana no município de Valinhos, SP - AgriVal) da Embrapa Meio Ambiente, a sucessão do trabalho rural na agricultura familiar periurbana foi constatada como um ponto preocupante frente ao envelhecimento da mão-de-obra e à baixa adesão dos filhos para continuidade das atividades nas propriedades. “Percebemos o risco iminente de não haver sucessão rural familiar com o intenso êxodo rural dos filhos de agricultores e começamos a pesquisar os fatores relacionados às dificuldades que esses jovens estão enfrentando, como forma de subsidiar políticas públicas que venham atender às famílias para garantir um futuro mais próspero e seguro”, esclarece o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Ivan Alvarez.

“Questões relacionadas ao alto valor das terras, pressão imobiliária, custo elevado de produção, baixa rentabilidade, além das dificuldades inerentes à própria atividade agrícola, que consiste em um trabalho pesado e de alto risco econômico, entre outros fatores, acabam desestimulando a permanência dos filhos e filhas dos agricultores, colocando em risco a existência futura da agricultura na região”, explica a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente Fagoni Calegario. 

“Apesar das dificuldades, questões internas podem ser trabalhadas junto aos núcleos familiares para apoiar o diálogo entre as gerações, permitindo a identificação dos problemas e das possíveis alternativas", destaca a pesquisadora. "Dessa forma, o evento pretende promover um ambiente propício a uma conversa franca entre pais e filhos e, posteriormente, fazer um acompanhamento dos jovens no campo e virtualmente, para estimular a sucessão rural entre as gerações”, enfatiza ela.

Na programação, temas interessantes serão abordados e discutidos nas palestras “Você está comprometido com os seus sonhos?”, com Rômulo Kobori do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Atibaia; “Sucessão familiar para garantir o legado do seu sucesso” com Caius Godoy, presidente da Comissão de Agronegócios da OAB de Jaguariúna, além da apresentação de um caso sucesso sobre os desafios em passar adiante seu legado.

Também haverá apresentação de resultados de fóruns realizados anteriormente em Atibaia e Jundiaí e formação de grupos de trabalho para discutir e validar as ações propostas para sucessão familiar rural. As soluções serão priorizadas de acordo com a percepção dos participantes para, futuramente, gerar políticas públicas para apoiar a sucessão familiar rural. 

“O evento é gratuito e agricultores e agricultoras que trabalham na zona rural ou desejam trabalhar, quer seja como proprietários, parceiros, meeiros, arrendatários ou empregados – de preferência participando em família – serão muito bem-vindos”, enfatiza Calegario.

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

Cristina Tordin (MTb 28.499/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19-99262.6751

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

gestao-ambientalgestao-territorialgestao-estrategica