13/12/23 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica  Estudos socioeconômicos e ambientais  Transferência de Tecnologia  Gestão ambiental e territorial

Estudo indica que agricultura familiar periurbana pode inovar e ser sustentável

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Cristina Tordin

Cristina Tordin - Equipe analisa mapas da cidade de Valinhos.

Equipe analisa mapas da cidade de Valinhos.

Em 12 de dezembro, na Prefeitura de Valinhos, com a presença da prefeita Lucimara Vilas Boas, do secretário de Desenvolvimento Econômico José Eduardo Dias Camargo e do diretor de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Aluísio Mamprim Brunello, o pesquisador Ivan Alvarez da Embrapa Meio Ambiente apresentou resultados do projeto “Subsídios a políticas públicas para incentivo da produção agrícola sustentável periurbana do município de Valinhos - AgriVal”, lançado em março.

De acordo com Ivan Alvarez, que também é líder do projeto, as linhas mestras estabelecidas entre a Embrapa e a Prefeitura podem inovar e criar um ambiente mais promissor à atividade agrícola focada no jovem rural e alinhada à sustentabilidade da agricultura. 

Para a prefeita, “com esse mapeamento de toda área cultivável do município, poderemos sugerir políticas públicas para otimizar a agricultura da nossa cidade”.

Alvarez explica que o levantamento mostra o que está sendo cultivado de cada cultura e os fragmentos de vegetação nativa. “Isso é muito importante, por exemplo, quando se quer preservar a produção de água uma vez que pelo mapeamento podemos aumentar a conectividade e fazer propostas de políticas públicas”, acredita.

Já para Aluísio Brunello, com essa informação atualizada da agricultura valinhense, pode-se buscar a melhoria logística entre as estradas rurais e com o incentivo da lei de pagamentos por serviços ambientais, o PSA, implantando para 2024 a patrulha agrícola, com tratores e maquinários a disposição dos produtores para melhor fluidez dos serviços na lavoura.

“Tudo é informação e esse nível detalhado de informações que Valinhos atingiu por meio desse trabalho da Embrapa Meio Ambiente, é vital para o fomento e crescimento da agricultura de Valinhos e incentivo também a novas empresas vierem para cá para explorar o agronegócio”, destaca José Eduardo Dias Camargo.

“A Embrapa promoveu um diagnóstico atual do município e planejou cenários de atuação em novos mercados com maior agregação de valor e maior sustentabilidade ambiental, além de fomentar a adoção de tecnologias que apontem áreas prioritárias de preservação ambiental para implementar o Programa de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA), que já existe por lei em Valinhos, mas ainda não foi estabelecido”, destaca Alvarez.
 
Levantamento

 “Há uma dificuldade em as propriedades agrícolas recuperarem suas áreas destinadas à preservação ambiental. Para fortalecer a agricultura, estamos propondo que a Prefeitura incentive os produtores por meio de um programa de boas práticas agrícolas que incremente a produção preservando os mananciais hídricos. As políticas públicas de incentivo devem ser implementadas e, neste contexto, programas voltados a jovens rurais são imprescindíveis”, enfatiza o pesquisador.

Os próximos passos envolvem apoio à formulação ou à execução de políticas públicas, por meio de análises, resultados e interpretação de mapas de priorização de escolhas de fragmentos de vegetação nativa como áreas a serem conservadas pelos proprietários rurais e remuneradas pela prefeitura e estudos sobre diretrizes e indicações de possíveis ações para incentivo à permanência do jovem rural na propriedade agrícola familiar.

A continuidade do projeto irá buscar novos mercados com agricultura e fruticultura orgânica, com apoio aos agricultores e fornecimento para condomínios, com o acompanhamento da implantação das políticas públicas e da lei de PSA e de incentivo à fruticultura, além de passivos ambientais, com incentivo à restauração ecológica produtiva, avaliação das áreas segundo o potencial e implantação de áreas de referência.

 

Cristina Tordin (MTb 28.499/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 992626751

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/