29/12/15 |   Transferência de Tecnologia

Plátanos têm sistema de produção on-line inédito

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ana Lúcia Borges

Ana Lúcia Borges - Bananas tipo Terra colhidas na Unidade de Pesquisa de Produção Orgânica (UPPO), na área da Embrapa Mandioca e Fruticultura

Bananas tipo Terra colhidas na Unidade de Pesquisa de Produção Orgânica (UPPO), na área da Embrapa Mandioca e Fruticultura

Produtores rurais, extensionistas, técnicos, estudantes e professores podem ter acesso on-line ao inédito Sistema de Produção Cultivo de Plátanos, desenvolvido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e disponibilizado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) e Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Mais conhecidos no Brasil como banana tipo Terra, os plátanos são cultivares de banana com teor elevado de amido, sendo consumidos como fonte de carboidratos em diversos países da África (Uganda, Gana e Camarões) e da América do Sul (Brasil, Colômbia, Peru e Equador) sob a forma de produtos industrializados ou como ingrediente de pratos típicos. No Brasil, os plátanos são consumidos maduros, preferencialmente nas formas cozida, frita ou assada, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, onde o seu cultivo é importante fonte de renda para pequenos agricultores.
A produção brasileira de plátano é estimada em 620 mil toneladas, o que corresponde a cerca de 9% do volume total de bananas no país e a 1,7% da produção mundial de plátanos, a qual se concentra no continente africano, que contribui com cerca de 70% da produção global.

Demanda
Segundo a pesquisadora Ana Lúcia Borges, editora técnica da publicação que levou 17 meses para ser finalizada, o objetivo é reunir o maior número possível de informações que possam ajudar os produtores a terem melhorias na produção, rentabilidade na atividade e ofertarem um produto de melhor qualidade para o consumidor. "A ideia é repassar informações atualizadas sobre o cultivo de plátanos. Considerando que o texto on-line é dinâmico, sempre que novos resultados de pesquisa forem gerados poderão ser inseridos no sistema de produção", explica. As informações estão disponíveis em formato de hipertexto, com gráficos, tabelas e fotos que contribuem para a melhor identificação de pragas e de doenças, bem como para a execução da tecnologia na prática.
De acordo com ela, havia uma demanda sobre um sistema de produção específico para os plátanos. "Quase 10% da área plantada de banana do Brasil são de plátanos, o que representa aproximadamente 47 mil hectares. Na Embrapa Mandioca e Fruticultura, frequentemente recebemos várias consultas, principalmente dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Bahia", afirma.

Orientações
O sistema de produção apresenta orientações técnicas para o cultivo dos plátanos ‘Terra', ‘Terrinha' e ‘D'Angola'. "Mas outras variedades de plátanos poderão ser incorporadas a esse sistema de produção quando os resultados forem gerados pela pesquisa", salienta a pesquisadora. "Os dados de produção do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] não mostram separadamente essas variedades como faz a FAO [Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura]; essa denominação de plátanos em português foi proposta pela Unidade. O termo é comum em inglês (plantain) e espanhol (plátanos)", acrescenta, mostrando o pioneirismo da publicação.

O sistema de produção aborda temas como exigências climáticas, de solo, calagem e adubação, práticas de plantio, controle do mato e de doenças fúngicas, bacterianas, viroses e nematoides, manejo dos frutos nas fases de colheita e pós-colheita, além de processamento, mercado e comercialização.
Além de pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, a publicação contou com a participação de professores do Instituto Federal Baiano (campus Guanambi) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Acesse o sistema de produção aqui.

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens