Compostagens em leiras e laminar em sistema orgânico de plátanos (Musa spp.): respostas agronômicas e efeito nos atributos químicos do solo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: BORGES, A. L.; SILVA, S. R. B. da; ARAÚJO, J. V. C.; LEDO, C. A. da S.

Resumo: Os plátanos como as bananeiras são muito exigentes em nutrientes, principalmente potássio (K) e nitrogênio (N). Em sistemas orgânicos o fertilizante mais utilizado é o composto orgânico, obtido por meio de compostagens aeróbicas, em pilha ou leira com revolvimento e laminar. Ambas as compostagens são preparadas com materiais de origem vegetal e/ou animal em diferentes quantidades e colocados em camadas. Espera-se ter alternativa de compostagem, sendo que a laminar é realizada ao redor da planta, sem revolvimento e necessidade de transportar o composto quando do seu uso. O trabalho teve como objetivo comparar em sistema orgânico, o efeito de dois tipos de compostagem no desempenho agronômico de plátanos e nos atributos químicos do solo. O experimento foi conduzido na área da Embrapa Mandioca e Fruticultura, no município de Cruz das Almas, Bahia, em blocos casualizados, em esquema fatorial 3 x 2, sendo três variedades de plátanos AAB: Terrinha, D?Angola e Trois Vert, plantadas em fileira dupla, no espaçamento de 4 m x 2 m x 2 m, e duas compostagens aeróbicas, em leira com revolvimento e a laminar, com três repetições. Foi realizada adubação no plantio e, posteriormente, a cada 90 dias, a partir do primeiro mês, aplicadas as compostagens para fornecimento de nutrientes. Os atributos vegetativos e produtivos dos plátanos foram avaliados em dois ciclos de produção, bem como os atributos químicos do solo após 12 meses, na região de aplicação do composto e na entrelinha e em duas profundidades (0-20 cm e 20 cm-40 cm). Os resultados mostraram interação entre variedades e compostagens apenas para número de pencas, no 1 o ciclo. A compostagem laminar proporcionou menor ciclo vegetativo e o plátano ?Trois Vert? foi o mais vigoroso, apesar de ciclo mais longo, no 1o ciclo de produção. No 2o ciclo o número de folhas vivas no florescimento e o diâmetro médio do fruto foram maiores na compostagem laminar. As massas dos cachos no 2 o ciclo foram inferiores às do 1 o ciclo. Após 12 meses, a matéria orgânica do solo diferiu entre os dois locais de amostragem com maior valor na entrelinha, porém menor que o teor inicial. Houve redução do teor de K no solo e da saturação por bases (V) em relação aos valores iniciais. A CTC do solo foi maior na compostagem laminar, enquanto a relação K/Mg na compostagem em leira, estando adequada para a cultura. Assim, nas condições do estudo, as duas compostagens podem ser utilizadas em sistema orgânico de plátanos devido às respostas agronômicas das plantas e os efeitos nos atributos químicos do solo.

Ano de publicação: 2021

Tipo de publicação: Folhetos

Palavras-chave: Banana

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.