Fluxos de nutrientes na produção de alimento em função do uso de novos fertilizantes e fontes de nutrientes

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Foto: MAGNANTE, Luiz Henrique

O uso de técnicas racionais e adequadas para minimizar o impacto da produção de alimentos sobre o meio ambiente é uma preocupação da pesquisa agropecuária, que tem trabalhado para o desenvolvimento e validação de tecnologias que aumentem a eficiência produtiva e introduzam novas fontes de nutrientes na agricultura brasileira. Mas também é preciso analisar o impacto dessas novas tecnologias de fertilizantes e fontes de nutrientes sobre o ambiente e a qualidade dos alimentos produzidos - e este foi o objetivo deste projeto.

Para isso, foram analisados os fluxos de nutrientes no sistema solo-planta e o ciclo de vida dessas novas tecnologias, que apresentam liberação lenta ou controlada de nitrogênio e fósforo, bem como o próprio alimento produzido. A avaliação perpassou também pela análise das emissões de amônia e gases de efeito estufa do solo (comparativamente ao uso de fertilizantes nitrogenados convencionais nas culturas de milho, algodão e cana-de-açúcar), pela identificação do potencial de contaminação do solo dessas novas tecnologias e pelo seu impacto nutricional no alimento.

Situação: concluído Data de Início: Wed Oct 01 00:00:00 GMT-03:00 2014 Data de Finalização: Sun Sep 30 00:00:00 GMT-03:00 2018

Unidade Lider: Embrapa Agrobiologia

Líder de projeto: Cláudia Pozzi Jantalia

Contato: claudia.jantalia@embrapa.br

Galeria de imagens